Serviços de água e esgoto lideram as reclamações em Santa Cruz do Sul

O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst), Astor Grüner, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores, ontem à tarde, para apresentar o balanço das atividades de 2024. Entre os destaques está o fato de que o saneamento básico lidera as reclamações dos usuários. Foram dados encaminhamentos a 185 queixas direcionadas à Corsan/Aegea; outras 17 foram sobre o serviço de transporte público; e duas se referem à coleta de resíduos.

Vazamentos, desabastecimento, problemas de pressão da água e na pavimentação lideram os contatos com a ouvidoria da entidade, que é responsável por fiscalizar os contratos de água, esgoto, ônibus urbanos e coleta de lixo em Santa Cruz do Sul.

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Conforme Grüner, uma das principais funções da estrutura regulatória é prestar informação de qualidade para que a população saiba recorrer aos canais adequados em cada situação. “A Agerst foi responsável por fazer mais de 2 mil orientações a usuários em 2024”, destacou.

Presidente Astor Grüner apresentou as atividades realizadas pela agência em 2024 | Foto: Jacson Stülp/Divulgação/GS

O serviço público mais demandado foi o de água e esgoto. Conforme o relatório apresentado na tribuna popular, foram 185 reclamações relativas à Corsan feitas à ouvidoria da agência. “Do total, 42,7% (79) é de vazamentos de água e esgoto”, apontou o presidente. “Foram 57,3% (106) sobre desabastecimento de água e problemas em pavimentação, de pressão da água, entre outros.”

O número de reclamações formalizadas em 2024 foi 12,7% menor que o registrado em 2023 (total chegou a 212). Em fevereiro de 2025, completou-se um ano do início das obras para melhorias no esgotamento sanitário pela concessionária.

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Um dos assuntos que pautaram as atividades do órgão, no último ano, foi a série de consequências da catástrofe ambiental em abril e maio. A Agerst foi atuante para garantir o funcionamento de serviços básicos. No município, 11,3 mil pessoas ficaram desalojadas, 284 desabrigadas, 85 feridas e duas morreram.

“Durante a calamidade, nosso trabalho foi de acompanhar a Corsan e atuar pelo restabelecimento do abastecimento em virtude da cheia do rio”, recordou o presidente ao falar aos vereadores.

Sobre recursos

A Agerst analisou 127 recursos administrativos de usuários da Corsan. 81,1% (103) estão ligados a pedidos de revisão de fatura, anulação de multa, disponibilidade de esgoto e pedidos de ressarcimento. Do total pleiteado, 29,1% (37) dos recursos foram acatados pela agência.

“Dessa forma o usuário ficou isento de pagar multas e acréscimos”, ressaltou Grüner. Outros 48,8% (62) foram indeferidos, ou seja, não apresentaram requisitos que possibilitassem aprovação. “Em muitos casos, a concessionária consegue comprovar o embasamento e a reivindicação não se sustenta.”

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O saneamento resultou em 86 vistorias. A Agerst fez 382 medições de pressão de água nos bairros, gerando 108 termos de notificação e cinco autos de infração/multas. São encaminhadas à Prefeitura e, se a concessionária não faz o pagamento, seguem para dívida ativa.

Como falar com a agência

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) é o segundo canal para o usuário do serviço recorrer, caso tenha alguma reclamação ou apontamento. O primeiro passo é fazer um registro de protocolo junto à concessionária responsável.

Se a situação não for resolvida dentro do prazo, a recomendação é contatar a ouvidoria da Agerst, que fica à disposição pelo telefone (51) 2107 4166, pelo Canal Fale Conosco em www.agerst.com.br, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Avenida João Pessoa, 815, Bairro Universitário.

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