Comprar um Chevrolet Classic 2016 usado: economia confiável ou problema na garagem? Confira preço, desempenho e ficha técnica do sedan

O Chevrolet Classic LS 1.0 2016, último ano de produção do icônico sedã, ainda atrai compradores que buscam um carro acessível, econômico e confiável. Com um motor 1.0 VHC-E flex de até 78 cv, o modelo é conhecido pelo baixo custo de manutenção e consumo eficiente, sendo ideal para quem precisa de um veículo para o dia a dia ou trabalho, como motoristas de aplicativo. Seu porta-malas de 390 litros também o torna uma opção funcional para pequenas famílias.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 VHC-E flex com até 78 cv e câmbio manual de 5 marchas.
  • Consumo médio de 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade.
  • Porta-malas de 390 litros, ideal para pequenas famílias e transporte de carga.
  • Segurança limitada com apenas airbags frontais e ausência de controle de estabilidade.

Por outro lado, o Classic tem limitações: a segurança é um ponto fraco, com apenas airbags frontais e sem controle de estabilidade. O acabamento simples e a tecnologia defasada também pesam contra o modelo, além do espaço interno reduzido para os passageiros traseiros. Ao buscar um usado, é essencial verificar a embreagem, que pode sofrer desgaste prematuro, e observar sinais de ferrugem na carroceria, comuns em unidades mais rodadas.

O Classic LS 1.0 usado é ideal para quem precisa de um carro simples e econômico, seja para trabalho ou deslocamentos diários, sem gastar muito com manutenção e consumo de combustível.
O Classic LS 1.0 usado é ideal para quem precisa de um carro simples e econômico, seja para trabalho ou deslocamentos diários, sem gastar muito com manutenção e consumo de combustível.

Para fazer um bom negócio, priorize exemplares bem cuidados, com revisões registradas e sem histórico de colisões. Teste o carro para avaliar o estado do motor e câmbio, já que problemas nesses componentes podem representar custos elevados. Comprar de vendedores confiáveis ou concessionárias pode garantir mais segurança na negociação. O Classic 2016 pode ser um investimento sólido para quem busca um carro simples e durável, mas exige atenção na escolha do exemplar certo.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.0 de 4 cilindros gera 78 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque máximo é de 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G). Faz 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge 166 km/h.
O motor 1.0 de 4 cilindros gera 78 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque máximo é de 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G). Faz 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge 166 km/h.

O motor 1.0 de 4 cilindros em linha tem aspiração natural e injeção multiponto. Ele entrega 78 cv com etanol e 77 cv com gasolina, com torque máximo de 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos, e a velocidade máxima alcança 166 km/h. O motor trabalha com uma rotação máxima de 6.800 rpm, garantindo um desempenho adequado para uso urbano.

A plataforma utilizada é a GM4200, e a tração é dianteira. O câmbio é manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco. Esse conjunto favorece um comportamento previsível e confiável na condução.

Consumo e autonomia

Consumo urbano: 7,3 km/l (A) e 10,8 km/l (G). Rodoviário: 8,6 km/l (A) e 12,5 km/l (G). Tanque de 54 litros, autonomia de até 675 km com gasolina.
Consumo urbano: 7,3 km/l (A) e 10,8 km/l (G). Rodoviário: 8,6 km/l (A) e 12,5 km/l (G). Tanque de 54 litros, autonomia de até 675 km com gasolina.

O consumo urbano é de 7,3 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina. Em rodovias, a eficiência melhora, atingindo 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, tornando-o econômico em viagens.

A autonomia no ciclo urbano é de 394 km com etanol e 583 km com gasolina. Já na estrada, os números são melhores, chegando a 464 km com etanol e 675 km com gasolina, graças ao tanque de 54 litros.

O desempenho de consumo e autonomia depende das condições de rodagem, carga e condução. O motor pequeno oferece eficiência razoável, sendo uma opção acessível para quem busca economia.

Interior

O câmbio manual de 5 marchas tem tração dianteira e direção não assistida. A condução é simples, mas exige mais esforço ao manobrar e pode ser cansativa em trajetos urbanos.
O câmbio manual de 5 marchas tem tração dianteira e direção não assistida. A condução é simples, mas exige mais esforço ao manobrar e pode ser cansativa em trajetos urbanos.

O espaço interno acomoda até 5 ocupantes, com bancos simples e acabamento funcional. O porta-malas tem 390 litros de capacidade, permitindo o transporte de bagagens para viagens curtas.

O carro acomoda 5 ocupantes com ar-condicionado, direção assistida e bancos simples. A segurança inclui airbags e ABS, mas faltam itens modernos.
O carro acomoda 5 ocupantes com ar-condicionado, direção assistida e bancos simples. A segurança inclui airbags e ABS, mas faltam itens modernos.

O conforto inclui ar-condicionado, direção assistida e ar quente. No entanto, o espaço traseiro pode ser apertado para passageiros mais altos, especialmente em trajetos longos.

O porta-malas tem 390 litros, permitindo transporte de bagagens médias. A carga útil é de 440 kg, suficiente para o uso urbano e pequenas viagens.
O porta-malas tem 390 litros, permitindo transporte de bagagens médias. A carga útil é de 440 kg, suficiente para o uso urbano e pequenas viagens.

A carga útil é de 440 kg, suficiente para uso urbano. O modelo é indicado para quem busca um carro compacto para deslocamentos diários, sem exigências de grande espaço interno ou sofisticação.

Medidas

O comprimento total é de 4.152 mm, com largura de 1.608 mm e altura de 1.436 mm. A distância entre-eixos de 2.443 mm garante estabilidade, enquanto a altura mínima do solo é de 137 mm.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira adota eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Esse conjunto proporciona conforto aceitável em pisos irregulares.

Os freios contam com discos sólidos na dianteira e tambor na traseira. Os pneus são 165/70 R13, equilibrando economia e aderência. A direção não é assistida, tornando-a mais pesada em manobras.

Preço aproximado

O valor estimado desse modelo no mercado de usados gira em torno de R$ 35 mil, podendo variar conforme estado de conservação, quilometragem e localização do veículo.

É essencial avaliar bem o histórico do carro antes da compra. Itens como manutenção, documentação e procedência devem ser verificados para evitar surpresas desagradáveis.

Embora tenha um custo acessível, é importante levar em conta os gastos com seguro, manutenção e consumo, garantindo que o investimento seja compatível com o orçamento do comprador.

Ficha Técnica do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

O Chevrolet Classic LS 1.0 usado tem segurança limitada, pouco espaço interno, acabamento simples, tecnologia defasada, desempenho fraco e exige atenção à embreagem e sinais de ferrugem.
O Chevrolet Classic LS 1.0 usado tem segurança limitada, pouco espaço interno, acabamento simples, tecnologia defasada, desempenho fraco e exige atenção à embreagem e sinais de ferrugem.

Geral

  • Ano: 2016
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 78 cv (A) / 77 cv (G) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 11,60 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 93,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco dianteiro: 116 mm
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco traseiro: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4152 mm
  • Largura: 1608 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1436 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 905 kg
  • Carga útil: 440 kg
  • Altura mínima do solo: 137 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,6 s

Consumo

  • Urbano: 7,3 km/l (A) / 10,8 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,6 km/l (A) / 12,5 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 394 km (A) / 583 km (G)
  • Rodoviária: 464 km (A) / 675 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

O acabamento é simples e sem luxos. Não há central multimídia, e os bancos são básicos. O ar-condicionado cumpre sua função, mas a ausência de ajustes elétricos pode incomodar.
O acabamento é simples e sem luxos. Não há central multimídia, e os bancos são básicos. O ar-condicionado cumpre sua função, mas a ausência de ajustes elétricos pode incomodar.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)

Entretenimento

  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, AutoEsporte, Autossegredos, Olx e Icarros.

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