Omoda Jaecoo assume parte do complexo da Caoa Chery em Jacareí para futura operação no Brasil

A indústria automotiva brasileira está prestes a passar por mudanças significativas com a chegada da Omoda & Jaecoo, marcas do grupo Chery. A empresa anunciou um investimento de R$ 200 milhões e a inauguração de sua sede em São Paulo, com planos de expansão e entrada no mercado em 2025. A movimentação envolve a doação de um terreno da fábrica da Caoa Chery em Jacareí, indicando possíveis futuros desdobramentos no setor.

Pontos Principais:

  • A Omoda Jaecoo recebeu 436 mil m² dentro do complexo da Caoa Chery em Jacareí.
  • A empresa iniciará operações no Brasil em 2025 com SUVs híbridos e elétricos.
  • Omoda 5, Jaecoo 7 e Jaecoo 8 já estão confirmados para o mercado brasileiro.
  • Produção nacional futura não está descartada pela montadora.

A Omoda & Jaecoo pretende atuar no Brasil com SUVs híbridos e elétricos, seguindo a estratégia global do grupo Chery. A marca já possui presença em diversos países e busca ampliar sua participação no mercado automotivo nacional. A operação inicial será com veículos importados, mas há possibilidade de produção local no futuro. A estruturação da equipe e parcerias com concessionárias fazem parte do planejamento para viabilizar a operação.

A Omoda Jaecoo se prepara para iniciar sua operação no Brasil em 2025, assumindo parte do complexo da Caoa Chery em Jacareí. O terreno de 436 mil m² foi cedido para futuras expansões.
A Omoda Jaecoo se prepara para iniciar sua operação no Brasil em 2025, assumindo parte do complexo da Caoa Chery em Jacareí. O terreno de 436 mil m² foi cedido para futuras expansões.

A reativação da fábrica da Chery em Jacareí tem sido tema de especulações. A unidade, inaugurada em 2014, produziu diversos modelos até ser fechada em 2022. O acordo entre a Caoa International, Chery Automobile e Acteco Brasil envolve um terreno de 436 mil m² dentro do complexo, sem edificações, o que pode indicar uma futura utilização para novas operações da Omoda & Jaecoo.

Investimento e estruturação da Omoda & Jaecoo no Brasil

O grupo Omoda & Jaecoo estabeleceu sua sede em São Paulo, no edifício Rochaverá, no Morumbi, ocupando inicialmente um espaço temporário enquanto a sede definitiva de 843 m² é finalizada. O objetivo da nova estrutura é consolidar a presença da marca no Brasil e dar suporte às operações comerciais e administrativas.

A expansão da equipe já começou, com contratações estratégicas para áreas essenciais. Mauricio Condez assumiu como responsável pela área financeira, enquanto Victor Rades foi nomeado para comandar o setor de tecnologia da informação. A expectativa é que a equipe cresça de 13 para cerca de 50 funcionários até o final de 2025, abrangendo setores como vendas, pós-vendas e marketing.

A empresa planeja abrir 50 concessionárias em todo o Brasil para garantir uma ampla rede de distribuição e suporte aos consumidores. A estratégia busca consolidar a presença da Omoda & Jaecoo no mercado nacional desde o início das operações.

Fábrica da Chery em Jacareí e sua nova destinação

A fábrica da Chery em Jacareí foi a primeira unidade da marca construída fora da China, recebendo investimentos superiores a US$ 500 milhões. Desde sua inauguração, produziu modelos como Celer, QQ, Arrizo 5, Arrizo 6 e Tiggo 3x, até ser desativada em 2022.

O acordo atual entre a Chery e a Omoda & Jaecoo envolve a doação de um terreno de 436 mil m² dentro da área total de 1 milhão de m² da fábrica. O espaço cedido não inclui as edificações já existentes, indicando que a operação fabril da Caoa Chery não foi diretamente impactada pelo acordo.

A área doada fazia parte do projeto original da Acteco, divisão de motores da Chery, que previa a construção de uma fábrica de motores e uma pista de testes. Essas instalações nunca foram concluídas, e a destinação do terreno agora está nas mãos da Omoda & Jaecoo, que pode utilizá-lo para novas operações no Brasil.

Modelos confirmados para o mercado brasileiro

A Omoda & Jaecoo já confirmou a chegada de três modelos ao Brasil. A expectativa é que os veículos sejam importados no primeiro momento, com possibilidade de produção local posteriormente. Os modelos anunciados são:

  • Omoda 5: versão elétrica com 200 cv de potência, 35,7 kgfm de torque e bateria de 61 kWh para autonomia de 450 km no padrão WLTP. A versão a combustão tem motor 1.5 turbo de 160 cv, o mesmo dos modelos Caoa Chery Tiggo 5 e Tiggo 7.
  • Jaecoo 7: SUV com 4,45 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos. Conta com motor 1.6 turbo de 190 cv e um painel com central multimídia vertical.
  • Jaecoo 8: SUV maior, com 4,81 metros de comprimento e capacidade para até sete passageiros. Equipado com motor 2.0 turbo de 250 cv.

Os modelos terão distribuição por meio da rede de concessionárias próprias da Omoda & Jaecoo, sem relação direta com a Caoa Chery.

Posição da Omoda & Jaecoo no cenário global

A Omoda & Jaecoo já está presente em diversos mercados, incluindo África do Sul, Austrália, Catar, Indonésia, Kuwait, México e Rússia, além de países europeus como Espanha e Itália. A empresa busca expandir sua atuação no setor de SUVs híbridos e elétricos, alinhada com a estratégia global do grupo Chery.

A aceitação da marca no mercado europeu tem chamado a atenção de montadoras concorrentes. Recentemente, a Renault foi flagrada na Espanha realizando testes com o Omoda 5 para avaliar o desempenho do modelo e entender os fatores que impulsionam suas vendas. A iniciativa reflete o interesse de marcas tradicionais em estudar a ascensão de veículos chineses no mercado global.

No Brasil, o investimento anunciado e a estruturação da equipe indicam que a empresa busca estabelecer uma operação sólida e competitiva. A Omoda & Jaecoo segue um planejamento estratégico para consolidar sua presença e disputar espaço com outras montadoras no segmento de SUVs eletrificados.

Perspectivas para o futuro da Omoda & Jaecoo

A chegada da Omoda & Jaecoo ao Brasil faz parte de uma tendência de expansão de marcas chinesas no setor automotivo. A aposta em modelos híbridos e elétricos reforça a movimentação do mercado em direção à eletrificação e eficiência energética.

A estratégia de iniciar as operações com modelos importados pode ser um passo para avaliar a aceitação do público antes de investimentos em produção local. A presença da marca no Brasil pode se fortalecer com a ampliação da rede de concessionárias e uma possível reativação da fábrica de Jacareí.

O futuro da Omoda & Jaecoo no país dependerá da aceitação dos modelos pelos consumidores e da capacidade da empresa em estabelecer uma estrutura eficiente de vendas e suporte. O investimento inicial e a organização da equipe indicam que a marca está se preparando para um início sólido no mercado brasileiro.

Fonte: Motor1 e AutoEsporte.

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