Prefeito Rogério Pacheco dá mais detalhes do projeto para construção de moradias em Concórdia

A administração municipal de Concórdia anunciou na semana passada que está dando encaminhamentos finais ao projeto de construção de moradias populares no município. Esta é uma proposta antiga e que deve sair do papel nos próximos meses em uma parceria entre o Executivo e a Caixa Econômica Federal. 

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, esteve nos estúdios da Aliança FM, onde concedeu uma entrevista dando mais detalhes do projeto. A área adquirida pela prefeitura fica no bairro Cristal, no local conhecido como Campo do Savaris. São 20 mil metros quadrados, com valor investido de R$ 2,4 milhões.

Serão, inicialmente, pouco mais de 200 unidades habitacionais. Cada uma delas terá cerca de 45 metros quadrados. Segundo o prefeito, os valores ainda não estão definidos, o que é responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que viabiliza os recursos através do Governo Federal. 

A prefeitura ficou responsável pela aquisição do terreno e realização da licitação que vai definir a empresa responsável pela construção das moradias. O espaço, após isso feito, é cedido pela administração municipal para a Caixa, que faz a administração das unidades habitacionais.

Ainda não há previsão para o lançamento da licitação, segundo Pacheco. A prefeitura está agilizando os trâmites finais para publicar o edital o quanto antes. O objetivo do executivo é que as obras iniciem ainda neste ano, mas é possível, segundo o prefeito, que, se houver atrasos, isso ocorra somente no início do próximo ano.

Além disso, o prefeito também informou que a Secretaria de Ação Social já realizou um mapeamento de quem seriam os moradores de Concórdia elegíveis para o projeto habitacional, que possui vários critérios para ser executado. A legislação exige, por exemplo, proximidade com escolas, posto de saúde, esgoto tratado e ainda infraestrutura completa passando pelo imóvel.

O prefeito destaca que a proposta vai favorecer o desenvolvimento de Concórdia. “Através desse imóvel, vamos conseguir trabalhar com a Caixa, inclusive para diminuir o custo habitacional. Assim, poderemos atrair mais mão de obra, ajudando o empresário, e vai facilitar o crescimento e desenvolvimento da cidade”.

O projeto de moradias populares é antigo e não saiu do papel antes, conforme as informações do prefeito durante a entrevista, por conta da pandemia de covid-19. Além disso, a extinção do Plano Mil após a mudança de governo em Santa Catarina também atrapalhou, pois um valor considerável seria repassado ao município. Ele ainda elencou que o projeto tem muitos detalhes e a burocracia é grande.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.