Fiat Uno Sporting 1.4 2013 usado: ficha técnica, preço e avaliação

O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é uma opção interessante para quem busca um carro compacto com apelo esportivo e economia. Seu motor 1.4 Fire EVO flex oferece desempenho adequado para a cidade e viagens curtas, enquanto o visual robusto com rodas de liga leve, saias laterais e detalhes exclusivos o tornam atraente. Este modelo é ideal para jovens motoristas ou para quem deseja um segundo carro prático, com personalidade e estilo diferenciado. No entanto, é importante considerar se o veículo se adequa às suas necessidades, especialmente em termos de espaço interno e tecnologia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 Fire EVO flex com 88 cv no etanol e 85 cv na gasolina.
  • Consumo médio de até 13,5 km/l na estrada com gasolina.
  • Manutenção acessível e peças disponíveis no mercado.
  • Foque na avaliação da embreagem e do sistema de suspensão ao comprar.

Entre os pontos positivos, o Uno Sporting 2013 apresenta bom consumo de combustível, manutenção acessível e uma direção ágil que facilita a condução em centros urbanos. Contudo, há alguns defeitos recorrentes a se observar, como ruídos internos devido ao acabamento simples e relatos de falhas em componentes como embreagem e sensores. O espaço interno pode ser um desafio para famílias maiores, e o nível de equipamentos, embora adequado para a época, pode parecer modesto em comparação com carros mais modernos.

O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é ideal para quem busca um carro compacto, econômico e prático para uso diário em cidades, com bom desempenho em viagens curtas e fácil manutenção.
O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é ideal para quem busca um carro compacto, econômico e prático para uso diário em cidades, com bom desempenho em viagens curtas e fácil manutenção.

Antes de comprar um Uno Sporting 2013 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, focando na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Teste o veículo para identificar ruídos e desgaste excessivo. Além disso, procure sinais de reparos estruturais ou falta de manutenção preventiva. Escolha unidades com quilometragem moderada, de preferência com revisões documentadas. Negociar com vendedores confiáveis e realizar uma avaliação com um mecânico de confiança pode garantir uma compra mais segura e satisfatória.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro a combustão, flex (álcool/gasolina). Faz 0 a 100 km/h em 11,2 s, com potência de 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina). Velocidade máxima de 172 km/h.
Motor dianteiro a combustão, flex (álcool/gasolina). Faz 0 a 100 km/h em 11,2 s, com potência de 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina). Velocidade máxima de 172 km/h.

O veículo possui um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente. Com alimentação via injeção multiponto, o propulsor conta com 4 cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. A variação do comando de admissão e tuchos mecânicos são características que contribuem para o desempenho.

A cilindrada total é de 1368 cm³, enquanto a unidade apresenta 342 cm³. A potência máxima alcança 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina) a 5750 rpm. O torque atinge 12,5 kgfm (álcool) e 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm, resultando em uma boa resposta em diferentes condições de rodagem. Com uma relação peso/potência de 10,85 kg/cv e torque específico de 9,1 kgfm/litro, o veículo oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e velocidade máxima de 172 km/h.

A plataforma utilizada é a 327, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas. O acoplamento é feito por uma embreagem monodisco a seco, proporcionando um comportamento eficiente para um hatch compacto.

Consumo e autonomia

Consumo e autonomia: Faz até 7,6 km/l (álcool) e 11,2 km/l (gasolina) na cidade. Tanque de 48 litros oferece autonomia máxima de até 653 km no uso rodoviário com gasolina.
Consumo e autonomia: Faz até 7,6 km/l (álcool) e 11,2 km/l (gasolina) na cidade. Tanque de 48 litros oferece autonomia máxima de até 653 km no uso rodoviário com gasolina.

O consumo do modelo é competitivo para a categoria. No ciclo urbano, registra 7,6 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, alcança 9 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.

Em termos de autonomia, no uso urbano, pode percorrer 365 km com álcool e 538 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 48 litros. No ciclo rodoviário, esses números aumentam para 432 km com álcool e 653 km com gasolina.

Interior

Transmissão: Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção hidráulica facilita a condução, garantindo estabilidade e conforto em diferentes condições.
Transmissão: Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção hidráulica facilita a condução, garantindo estabilidade e conforto em diferentes condições.

O interior é compacto, mas oferece espaço adequado para cinco ocupantes, com quatro portas para facilitar o acesso. A configuração dos bancos é funcional, com a possibilidade de rebatimento do banco traseiro para ampliar a capacidade do porta-malas, que comporta 280 litros.

Interior e segurança: Confortável para 5 ocupantes, com bancos rebatíveis e equipamentos de segurança como ABS e airbags frontais. Proporciona viagens seguras e práticas.
Interior e segurança: Confortável para 5 ocupantes, com bancos rebatíveis e equipamentos de segurança como ABS e airbags frontais. Proporciona viagens seguras e práticas.

Os materiais utilizados são simples, mas eficientes para o segmento, incluindo itens como direção assistida, ajuste de altura do volante e vidros elétricos nas portas dianteiras. Detalhes adicionais, como luz no porta-luvas e destravamento remoto do porta-malas, complementam o conforto.

Porta-malas com capacidade de 280 litros e carga útil de 400 kg, atendendo bem a necessidades urbanas e pequenas viagens.
Porta-malas com capacidade de 280 litros e carga útil de 400 kg, atendendo bem a necessidades urbanas e pequenas viagens.

A carga útil é de 400 kg, tornando o modelo prático para deslocamentos urbanos e pequenas viagens. Apesar de compacto, o espaço interno é otimizado para o dia a dia, atendendo bem às necessidades de usuários que buscam um veículo funcional e econômico.

Medidas

Medidas: Comprimento 3770 mm, largura 1670 mm, altura 1490 mm, entre-eixos de 2376 mm, altura mínima do solo de 170 mm e porta-malas com 280 litros.
Medidas: Comprimento 3770 mm, largura 1670 mm, altura 1490 mm, entre-eixos de 2376 mm, altura mínima do solo de 170 mm e porta-malas com 280 litros.

O veículo mede 3770 mm de comprimento, 1670 mm de largura e 1490 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2376 mm. A altura mínima do solo é de 170 mm, ideal para o uso em vias urbanas e algumas estradas mais irregulares.

A suspensão dianteira é independente no padrão McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção com molas helicoidais. O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo segurança na frenagem.

Os pneus possuem a medida 185/60 R15, com estepe na mesma especificação. A direção hidráulica contribui para um diâmetro de giro de 9,8 metros, proporcionando manobras ágeis em ambientes urbanos.

Preços aproximados do Fiat Uno 2013

  • Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 25 mil
  • Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Fire Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Uno Vivace Celeb. 1.0 Evo F. Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 28 mil
  • Fiat Uno Economy Celeb. 1.4 Evo F. Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Uno Vivace Italia 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
  • Fiat Uno Way Celeb. 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
  • Fiat Uno Vivace Celeb. 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
  • Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Economy Celeb. 1.4 Evo F. Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way Xingu 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Vivace/Rua 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way Xingu 1.4 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil
  • Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Way Celeb. 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Sporting 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 38 mil
  • Fiat Uno Sport.Interlagos 1.4 Evo F. Flex 8V 2013 – Preço aproximado: R$ 38 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Sporting 1.4 2013

Antes de comprar, teste o veículo e observe sinais de desgaste na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Verifique se a manutenção está em dia.
Antes de comprar, teste o veículo e observe sinais de desgaste na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Verifique se a manutenção está em dia.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: 327

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 342 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 72 mm
  • Razão de compressão: 12,35:1
  • Curso do pistão: 84 mm
  • Deslocamento: 1.368 cm³
  • Potência máxima: 88 cv (Álcool) / 85 cv (Gasolina) a 5.750 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 12,5 kgfm (Álcool) / 12,4 kgfm (Gasolina) a 3.500 rpm
  • Peso/potência: 10,85 kg/cv
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 76,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 64,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6.500 rpm

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção com mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/60 R15
  • Traseiros: 185/60 R15
  • Estepe: 185/60 R15

Dimensões

  • Comprimento: 3.770 mm
  • Largura: 1.670 mm
  • Distância entre-eixos: 2.376 mm
  • Altura: 1.490 mm
  • Bitola dianteira: 1.430 mm
  • Bitola traseira: 1.420 mm
  • Porta-malas: 280 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 955 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 170 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 172 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumo

  • Urbano: 7,6 km/l (Álcool) / 11,2 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 9 km/l (Álcool) / 13,6 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 365 km (Álcool) / 538 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 432 km (Álcool) / 653 km (Gasolina)

Equipamentos do Fiat Uno Sporting 1.4 2013

Problemas como ruídos internos e desgaste na suspensão podem surgir. É importante avaliar o histórico do veículo para evitar surpresas e gastos extras com reparos.
Problemas como ruídos internos e desgaste na suspensão podem surgir. É importante avaliar o histórico do veículo para evitar surpresas e gastos extras com reparos.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes (opcional)

Conforto

  • Direção assistida
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Ar-condicionado (opcional)
  • Ar quente (opcional)
  • Banco do motorista com ajuste de altura (opcional)

Entretenimento

  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Conexão USB (opcional)
  • Conexão Bluetooth (opcional)

Fonte: Stellantis, Webmotors, Icarros, G1, Terra e Exame.

O post Fiat Uno Sporting 1.4 2013 usado: ficha técnica, preço e avaliação apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.