
Abertura dá início a uma série de ações desenvolvidas pelo órgão e com o objetivo de mobilizar a população por um trânsito mais seguro
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) abriu oficialmente a Campanha Maio Amarelo 2025, na manhã desta quarta-feira, 7, no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A solenidade de abertura da Campanha contou com a participação da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero, e marca o início oficial de uma série de atividades organizadas pelo Detran/TO, com o objetivo de conscientizar a população sobre os altos índices de sinistros de trânsito no Estado e incentivar uma postura mais responsável e prudente nas vias.
Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a mensagem da campanha deste ano chama a atenção de toda a sociedade quanto aos riscos e às consequências do excesso de velocidade e mobiliza toda a sociedade por um trânsito mais seguro. Dados do Detran/TO mostram que, de 2022 até 2025, transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração mais recorrente entre os condutores tocantinenses.
A primeira-dama, Karynne Sotero, enfatizou a relevância da campanha para a redução dos índices de sinistros e mortes de trânsito, e destacou a educação como um pilar para a construção de um trânsito mais harmônico e seguro. “O Maio Amarelo simboliza uma união de esforços, que engloba o governo, a imprensa e a população, todos com o propósito de reduzir esses números alarmantes de sinistros e mortes no trânsito que tem no nosso estado, tendo em vista que nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável. Para isso, eu acredito no poder e na força da educação, em especial a educação para o trânsito, como uma forma de alcançarmos isso. Nós temos desenvolvido uma série de projetos dentro das escolas, a exemplo das campanhas educativas em escolas militares sobre suicído e violência contra a mulher, e obtivemos resultados fenomenais”, enfatizou a primeira-dama.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, destaca que a campanha é um momento em que as ações de educação e fiscalização são intensificadas com o objetivo de levar a mensagem da iniciativa ao máximo de pessoas possíveis. “Ao longo de todo ano, atuamos para reduzir as ocorrências de sinistros e mortes nas vias, coibir os crimes de trânsito e sensibilizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e a adoção de comportamentos responsáveis. Nesta campanha, que lançamos hoje, nós intensificamos este trabalho como forma de conscientizar a sociedade sobre a temática. Sabemos da dor da perda de um ente por um sinistro de trânsito e por isso nossa missão é preservar vidas, seguindo a orientação da gestão do governador Wanderlei Barbosa, que é trabalhar e cuidar de todos.
Dados de sinistros e mortes de trânsito
Um levantamento do setor de estatística do Detran/TO mostra que, em 2024, o estado registrou 5.582 sinistros de trânsito, uma média de 15 incidentes por dia. No mesmo ano, o estado registrou 627 mortes em decorrência de sinistros de trânsito, sendo 521 homens e 106 mulheres, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO). Do total, 121 delas tinham entre 20 e 29 anos. As motocicletas são as que mais se envolvem nos incidentes, com 296 ocorrências.
Fórum de Trânsito do Tocantins
O Detran/TO realizou o primeiro dia do Fórum de Trânsito do Tocantins na tarde desta quarta-feira, 7. O evento segue hoje, 8, a partir das 8h30, no auditório do Palácio, na qual acontecem painéis de discussões sobre a temática do trânsito. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwizzKzQt2RFbGoAhfDtz5h5fGsLfFiRxGb_o7UXP7tIwtbg/viewform
Campanha de Governo
O Maio Amarelo 2025 segue como uma campanha de Governo e não mais apenas um projeto do Detran/TO. O movimento conta com apoio de diversos órgão com destaque para Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), além das prefeituras e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
—
Gabriel Moraes/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom Detran