O Beira-Rio foi escolhido como um dos estádios para a Copa do Mundo feminina de 2027, que terá o Brasil como país-sede. Além de Porto Alegre, outras capitais vão receber os jogos da competição: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza) e Arena Pernambuco (Recife).
As negociações para que a capital dos gaúchos recebesse a competição começaram em 2023. De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a candidatura da Capital enviou ofícios relativos ao Beira-Rio e à Arena do Grêmio. “Essa decisão foi uma escolha da Fifa. Não houve nenhum contato com a prefeitura, foi uma escolha técnica da Fifa”, explicou.
LEIA MAIS: Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027
Para o governador Eduardo Leite, há todo um simbolismo no anúncio ter sido feito exatamente um ano após as enchentes que atingiram a Capital. “Um ano depois estamos aqui em um lugar que também foi impactado. É também sinônimo de confiança”, lembrou.
Será a terceira vez que um Mundial de futebol ocorrerá no Brasil, tendo Porto Alegre como sede e a casa colorada como palco. Em 1950 nos Eucaliptos e em 2014 no Beira-Rio. Ainda não há definição da quantidade partidas a serem disputadas no Beira-Rio. O desejo é superar o número de partidas na Copa do Mundo Masculina de 2014, quando foram disputados cinco jogos, um deles de oitavas de final. O desejo é receber ao menos uma das quartas de final e, “quem sabe, uma semifinal”.
LEIA MAIS: Marta pede que primeiro jogo da Copa do Mundo Feminina seja realizado no Rio Grande do Sul
Secretaria extraordinária
O prefeito Sebastião Melo anunciou a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, que será responsável por coordenar a organização do torneio em Porto Alegre. O anúncio ocorreu logo após a confirmação da capital gaúcha como uma das cidades-sede da competição, marcada para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A nova pasta será comandada por Débora Rios Garcia, que já ocupou a chefia da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da diretoria de Juventude da prefeitura. “Temos dois anos pela frente de muito trabalho para fazermos, juntos, a melhor sede da Copa do Mundo Feminina do Brasil”, destacou Melo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Beira-Rio será uma das sedes da Copa do Mundo feminina em 2027 appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.