Novo Nivus GTS 2025 marca estreia da sigla esportiva em um SUV da Volkswagen no Brasil

O lançamento de um novo modelo com apelo esportivo movimenta os bastidores da Volkswagen em 2025. A marca decidiu reposicionar parte de sua linha, retomando a tradição dos GTS em um formato inédito. O Nivus, utilitário com desenho de cupê, tornou-se o primeiro SUV da fabricante a carregar a sigla. A estratégia marca o início da família VW Legends, que vai contar ainda com o Jetta GLI e o Golf GTI.

Pontos Principais:

  • Nivus GTS é o primeiro SUV da Volkswagen a receber a sigla esportiva.
  • Modelo usa motor 1.4 turbo de 150 cv com câmbio automático de seis marchas.
  • Suspensão, direção e controles eletrônicos foram recalibrados para maior precisão.
  • Pacote de segurança inclui ACC, AEB, Lane Assist e seis airbags.
  • Preço aproximado: R$ 177.040

O Novo Nivus GTS chega com motor 1.4 turbo flex de 150 cv, transmissão automática de seis marchas e diversas modificações em suspensão, direção e sistema de controle eletrônico. A proposta da Volkswagen com o modelo é reforçar a esportividade sem abrir mão dos elementos já conhecidos do Nivus. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos.

A Volkswagen lançou o Novo Nivus GTS e trouxe de volta a sigla GTS que fez história nos anos 80. Mas dessa vez, ela aparece pela primeira vez em um SUV.
A Volkswagen lançou o Novo Nivus GTS e trouxe de volta a sigla GTS que fez história nos anos 80. Mas dessa vez, ela aparece pela primeira vez em um SUV.

O projeto foi inteiramente conduzido no Brasil. Desenvolvido pelo time nacional de engenharia e design, o modelo traz uma combinação de motor já consagrado no portfólio com nova calibração de suspensão e controles de estabilidade ajustados. As alterações se concentram na entrega dinâmica do carro e visam um comportamento mais preciso em situações variadas de uso.

Motorização e desempenho

Com motor 1.4 turbo de 150 cv, o Nivus GTS faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. É o mesmo motor usado no T‑Cross e no Jetta, mas com nova pegada.
Com motor 1.4 turbo de 150 cv, o Nivus GTS faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. É o mesmo motor usado no T‑Cross e no Jetta, mas com nova pegada.

O propulsor escolhido para o Novo Nivus GTS é o conhecido 250 TSI, um 1.4 litro turbo com 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm. Este motor já está presente em diversos modelos da marca e foi adaptado com nova calibração para entregar respostas mais rápidas e lineares. A transmissão automática de seis velocidades permite trocas manuais por meio de paddle shifts no volante.

O desempenho teve atenção especial da engenharia. A suspensão recebeu novos ajustes, e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) passou por revisão para acompanhar o comportamento mais firme da versão. A frenagem também foi atualizada com discos nas quatro rodas, algo inédito no Nivus. A direção elétrica foi recalibrada para acompanhar a proposta de uso.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos, o que o posiciona entre os utilitários compactos com melhor desempenho. O modelo ainda oferece diferentes modos de condução – Eco, Normal, Sport e Individual – permitindo ao motorista escolher entre economia, conforto ou resposta mais direta. No modo configurável, o usuário pode ajustar características de aceleração, direção e trocas de marcha.

Itens de segurança e assistência

Por dentro, bancos exclusivos, central com internet e carregador por indução. O painel digital tem grafismo vermelho e visual só do GTS.
Por dentro, bancos exclusivos, central com internet e carregador por indução. O painel digital tem grafismo vermelho e visual só do GTS.

O Nivus GTS foi lançado com o pacote de assistência à condução ADAS. Ele inclui funcionalidades como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente ativo de permanência em faixa (Lane Assist) e assistente de condução com manutenção de faixa (Travel Assist). Esses sistemas buscam ampliar o controle do condutor sobre o veículo em diferentes situações de rodagem.

A segurança passiva também está contemplada com seis airbags distribuídos entre os bancos dianteiros, laterais e cortinas. O sistema de fixação infantil ISOFIX/Top Tether está presente, assim como assistente de partida em rampa, controles de tração (ASR), estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

Com essas configurações, a Volkswagen estabelece um novo padrão dentro da linha Nivus, aproximando o modelo de categorias superiores em conteúdo eletrônico de segurança e oferecendo um conjunto que atende às exigências de veículos urbanos com aptidão para viagens.

Visual externo e diferenciais

O Nivus GTS é só o começo. Vem aí o novo Jetta GLI e o retorno do Golf GTI. A Volks quer mesmo resgatar sua história com carros esportivos de verdade.
O Nivus GTS é só o começo. Vem aí o novo Jetta GLI e o retorno do Golf GTI. A Volks quer mesmo resgatar sua história com carros esportivos de verdade.

A identificação visual do Novo Nivus GTS se apoia em elementos específicos. A cor vermelha aparece em detalhes do para-choque, grade frontal e interior, além de destacar a sigla GTS, que foi posicionada na dianteira, traseira e laterais do SUV. Os retrovisores são pintados em Preto Ninja, mesma tonalidade que compõe o teto nas versões bicolores.

O sistema de iluminação em LED está presente em todos os pontos principais. Os faróis e lanternas com tecnologia Full LED possuem assinatura própria e projetam até 130 metros de distância à frente do carro. As rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 são exclusivas da versão GTS e foram desenvolvidas no centro de design da Volkswagen no Brasil.

As opções de cores incluem cinco variações, sendo quatro com teto pintado em preto e uma em tonalidade única. São oferecidas as seguintes cores:

  • Branco Cristal com teto Preto Ninja
  • Cinza Moonstone com teto Preto Ninja
  • Vermelho Sunset com teto Preto Ninja
  • Azul Titan com teto Preto Ninja
  • Preto Ninja com carroceria toda escurecida

Interior e conectividade

Por dentro, o Novo Nivus GTS traz alterações visuais e funcionais. Os bancos dianteiros foram redesenhados com formato mais envolvente e trazem o logotipo GTS estampado. O acabamento dos assentos é exclusivo da versão e oferece revestimento sintético com toque diferenciado. O painel conta com um aplique com a mesma identidade, posicionado no lado do passageiro.

O forro do teto foi escurecido e detalhes vermelhos aparecem em costuras, molduras e grafismos do painel. A central VW Play Connect é equipada com internet embarcada, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de carregador por indução com ventilação específica para o resfriamento dos aparelhos.

O painel de instrumentos digital tem 10,25 polegadas e também recebeu uma interface exclusiva com elementos vermelhos. O sistema oferece diferentes configurações de exibição, adaptando-se aos modos de condução selecionados e às preferências do usuário.

Histórico da sigla GTS

A sigla GTS remete a modelos históricos da Volkswagen no Brasil. O primeiro a adotá-la foi o Passat GTS em 1983, que em sua evolução passou a se chamar Passat Pointer GTS. O nome também foi usado no Gol GTS, vendido entre 1987 e 1994, modelo que se tornou um ícone entre os compactos nacionais e referência esportiva da marca por anos.

A aplicação da sigla em um SUV é inédita, e o Nivus GTS representa uma tentativa de modernizar esse legado. Ao lançar o modelo como o primeiro da linha VW Legends, a marca reforça a intenção de reviver seus esportivos mais reconhecidos, conectando tradição e tecnologia em uma proposta inédita de mercado.

Família VW Legends

Com o Nivus GTS, a Volkswagen inaugura uma nova fase para os esportivos da marca. A linha VW Legends será composta ainda pelo Jetta GLI e pela nova geração do Golf GTI. A expectativa é que esses modelos mantenham a proposta de performance com design diferenciado e pacotes de tecnologia avançada.

O Jetta GLI terá papel complementar ao Nivus, com motorização distinta e proposta mais voltada à dirigibilidade de sedãs médios. Já o Golf GTI retorna ao país após um período de ausência, agora com foco em potência elevada e conectividade. Ambos serão lançados ainda em 2025.

A criação de uma família de esportivos busca reforçar a imagem da marca junto ao público entusiasta e ampliar a presença da Volkswagen em segmentos de maior valor agregado, com diferenciação clara em acabamento, desempenho e experiência de condução.

Fonte: Vwnews.

O post Novo Nivus GTS 2025 marca estreia da sigla esportiva em um SUV da Volkswagen no Brasil apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.