Escola Santa Cruz oferece EJA com qualificação profissional 

Jovens e adultos que visam a conclusão do Ensino Médio na rede estadual de ensino poderão contar com um bônus em sua formação. Por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EPT (Ejatec), os estudantes terão condição de obter qualificação de forma gratuita. As formações oferecidas estão relacionadas aos cursos de saúde, administração, logística, gestão empreendedora e serviços jurídicos.

A iniciativa permite que estudantes maiores de 18 anos concluam o Ensino Médio em até 18 meses. Há também outras possibilidades de ingresso. Conforme a Secretaria Estadual da Educação, quem deseja ingressar na Ejatec e cursou parte do Ensino Médio também consegue aproveitar os créditos obtidos na formação geral básica. Da mesma forma, matriculados no Ensino Médio regular podem pedir transferência para a iniciativa em qualquer oportunidade. 

LEIA TAMBÉM: Mãe vai ao Ministério Público em busca de transporte para alunos em Passo do Sobrado

Neste ano, o projeto foi implementado em 36 escolas-piloto – 34 de Ensino Médio e duas de Ensino Fundamental. Uma delas é a Escola Estadual Santa Cruz, pioneira em disponibilizar a oferta na região. Conforme a supervisora da Ejatec na escola, Juliana Gomes Severo, a iniciativa foi implementada a partir da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), que entrou em contato para saber do interesse da escola em ofertar o curso técnico por intermédio da EJA. 

Dentro dos cursos oferecidos pela Ejatec, a Escola Santa Cruz oferta a qualificação profissional de Assistente de Serviços Jurídicos. O curso teve início no último dia 13. Podem participar maiores de 18 anos que tenham interesse em terminar o Ensino Médio com qualificação técnica nas áreas de administração, gestão, negócios e com conhecimentos sobre a área jurídica. 

LEIA TAMBÉM: Ação solidária beneficia estudantes do Bairro Santa Vitória

Segundo Juliana, o acesso ao curso se dá via escolha pela trilha de qualificação profissional, que ocorre no ingresso na Ejatec. A inscrição é feita diretamente na secretaria da escola e os interessados devem apresentar documento de identificação, histórico escolar e comprovante de residência. A iniciativa disponibiliza 60 vagas, e a escola ainda está aceitando inscrições.

Entenda

O currículo da Ejatec é desenvolvido em três etapas, com carga horária de quatro períodos semanais, sendo 50 minutos por etapa. São 200 horas de curso no total. “Um diferencial no currículo é o componente da área jurídica e as trilhas na matriz curricular”, diz Juliana Gomes Severo.

Ela afirma que a Ejatec visa formar profissionais críticos e reflexivos que atendam à necessidade de um mercado em expansão e que almeja profissionais qualificados, abrindo portas para o público da EJA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Escola Santa Cruz oferece EJA com qualificação profissional  appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.