Ator da Globo detona atuações de Rafa Kalimann e Jade Picon

Em uma entrevista ao podcast Papagaio Falante, Hugo Gross, ator da Globo e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated RJ), fez duras críticas à crescente presença de influenciadores digitais nas novelas. Durante a conversa, Gross citou os casos de Rafa Kalimann e Jade Picon como exemplos de “fracassos” e questionou a estratégia das emissoras ao escalá-los para papéis de destaque nas produções.

O ator argumentou que as emissoras parecem acreditar que a popularidade nas redes sociais, com milhões de seguidores, é sinônimo de sucesso de audiência, algo que, segundo ele, não se comprova na prática. “As emissoras de TV têm uma leitura de que quem tem milhões de seguidores vai dar retorno em nível de ibope. E não dá! Você vê essa menina, a Rafa Kalimann, a novela [Família é Tudo] foi um fracasso, a própria Jade Picon, que esteve no sindicato, é uma pessoa muito bacana, mas não deu retorno para a novela [‘Travessia’] da Glória Perez”, afirmou.

Gross também destacou uma disparidade entre os cachês pagos a influenciadores e os valores oferecidos a atores profissionais. “Entra um influencer ganhando quase R$ 100 mil, enquanto um [ator] que se dedicou para caramba, deu ibope na Globo, vários milhões [para a emissora] está esquecido. Então você vê vários atores, colegas nossos, com depressão, entristecidos”, lamentou.

Como presidente do Sated RJ, Gross se mostrou preocupado com o impacto dessa situação para os profissionais da arte, defendendo que o sindicato deve zelar pelos direitos daqueles que investiram anos de estudo e dedicação para construir uma carreira sólida. “O papel do sindicato é defender o trabalhador da arte, defender você que estudou, que se dedicou e quer um lugar ao sol. Então não acho justo pegar uma pessoa que tem seis milhões de seguidores e colocar no lugar de quem estudou, ralou, esperou várias vezes [para conseguir um espaço]”, afirmou.

Carreira de Rafa Kalimann e Jade Picon

Vale destacar que Rafa Kalimann e Jade Picon, ambas ex-participantes de realities, foram escaladas para novelas da Globo após o sucesso nas redes sociais. No caso de Jade, foi necessário um aval especial para que ela atuasse, pois não possuía DRT (registro profissional de atriz). Já Rafa Kalimann, que inicialmente foi escolhida para Vai na Fé, acabou substituída por não ter o registro profissional, mas, com dedicação e formação, conseguiu seu primeiro papel na novela Família é Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.