Prazo para conclusão de processos da 1ª habilitação é prorrogado para 2025 em MT; confira nova data


Prorrogação vale apenas para processos que foram iniciados entre 2019 e 2023. Os processos já haviam sido prorrogados anteriormente devido à pandemia da Covid-19
Kamila Nascimento
O prazo para a conclusão dos processos de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que foram iniciados entre 2019 e 2023, foi prorrogado para o ano que vem. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), com a prorrogação, os candidatos que tiverem concluído a etapa da aula prática até o dia 31 de dezembro de 2024 terão até o dia 31 de março de 2025 para agendar o exame prático.
De acordo com o Detran, a prorrogação acata uma decisão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os processos já haviam sido prorrogados anteriormente devido à pandemia da Covid-19, conforme uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, ressaltou que a prorrogação não contempla os processos iniciados em 2024, os quais continuam com a validade de 12 meses a partir da abertura do processo.
Já o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, enfatizou o esforço em atender os candidatos em todas as etapas para a obtenção da primeira habilitação. Ele explicou que, na sede do Detran, em Cuiabá, estão sendo realizados exames práticos aos finais de semana e feriados para atender os candidatos com processos próximos ao vencimento. Segundo o presidente, com a prorrogação do prazo, o atendimento ampliado será mantido, tanto para os processos iniciados em 2024 quanto para aqueles prorrogados por decisão judicial.
Em 2023, o Detran-MT realizou mais de 180 mil exames práticos de direção em todo o Estado. De janeiro a novembro de 2024, esse número já alcançou 160 mil provas práticas, segundo o departamento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.