A importância do controle de tração nas motos modernas

O controle de tração é um avanço significativo na segurança das motocicletas, funcionando ao limitar o patinamento da roda traseira durante a aceleração. Esse sistema se tornou fundamental para garantir mais estabilidade e segurança, especialmente em terrenos escorregadios, onde a aderência é reduzida. A Honda foi pioneira ao introduzir o controle de tração em 1992, e, desde então, essa tecnologia tem sido aprimorada e aplicada a diversos modelos, de scooters a motocicletas de grande porte.

A principal função do controle de tração é detectar quando a roda traseira começa a derrapar em relação à roda dianteira. Isso é feito por meio de sensores que medem a rotação das rodas. Quando uma derrapagem é identificada, a unidade de controle eletrônico (ECU) age instantaneamente, reduzindo a potência do motor e, consequentemente, o patinamento da roda. Essa intervenção ajuda a manter a motocicleta sob controle, especialmente em condições adversas de pilotagem.

O controle de tração é um sistema eletrônico que evita o patinamento da roda traseira durante a aceleração, aumentando a segurança e o controle do motociclista em terrenos escorregadios.
O controle de tração é um sistema eletrônico que evita o patinamento da roda traseira durante a aceleração, aumentando a segurança e o controle do motociclista em terrenos escorregadios.

Com o passar dos anos, o controle de tração passou a equipar uma variedade de modelos da Honda, como as scooters PCX e Forza 350, além de motocicletas mais robustas, como a Africa Twin e a Fireblade SP. Esse avanço contribui significativamente para a segurança dos motociclistas, especialmente os menos experientes, oferecendo uma pilotagem mais previsível e controlada.

Em algumas motocicletas, o sistema de controle de tração pode ser ajustado para diferentes níveis de atuação, o que permite uma pilotagem mais personalizada. Em modelos como a Africa Twin, voltados para o uso off-road, essa capacidade de ajuste é crucial, pois uma pequena quantidade de derrapagem pode ser benéfica em terrenos difíceis, como lama ou areia. Esse recurso também é útil em situações de pista, onde o controle de tração pode ser ajustado para favorecer uma pilotagem mais agressiva.

A possibilidade de desligar o controle de tração é outro aspecto importante, especialmente em cenários onde o patinamento controlado da roda traseira pode ser necessário. Em terrenos irregulares ou durante a prática de pilotagem esportiva, desativar o sistema pode ser benéfico para uma condução mais dinâmica e adaptada às necessidades do piloto.

A tendência é que o controle de tração se torne cada vez mais comum em motocicletas de todos os segmentos, refletindo a preocupação crescente com a segurança no trânsito. Além de garantir mais tranquilidade para os motociclistas, o sistema também oferece maior eficiência em termos de controle da motocicleta, tornando a condução mais precisa e segura.

Fonte: Honda.

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