Inmet emite alerta de perigo devido à baixa umidade do ar no Oeste de SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo por conta da baixa umidade do ar para boa parte do país nesta segunda-feira (19). A umidade pode chegar aos 20%, causar riscos à saúde e também aumentar as chances de incêndios florestais.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

Ao longo da segunda-feira, o alerta laranja do Inmet apontava grau de severidade de perigo por conta da baixa umidade do ar em regiões do Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país. Em algumas regiões, havia chance de a umidade ficar entre 12% e 20%.

Na terça-feira (20), outro alerta semelhante, também de perigo potencial, está previsto pelo Inmet, devendo afetar as mesmas áreas e ainda parte do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Norte.

No Estado catarinense, a região que pode ser atingida pelo alerta começa na Serra, se estende pelo Meio-Oeste e Oeste. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%. O risco é baixo para incêndio florestais mas pode ter impactos na saúde, já que o nível ideal é de 60%.

Umidade diminuiu pelo transporte de ar quente

A Defesa Civil de Santa Catarina destacou também a diminuição dos índices de umidade relativa do ar. O órgão aponta que o transporte de ar quente e seco, por conta dos incêndios florestais no Centro-Oeste e Norte do país, influenciam nesse índice e também elevam as temperaturas.

De acordo com a Defesa Civil, por volta das 14h desta segunda, as temperaturas variavam entre 27°C e 35°C, enquanto a umidade relativa do ar estava entre 17% e 40% entre o Grande Oeste e os planaltos.

A associação entre menos umidade e fumaça suspensa na atmosfera exige cuidados com a saúde, como evitar atividades físicas intensas ao ar livre e mais hidratação. Há risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências de desidratação e irritação de vias aéreas.

Cuidados com a baixa umidade

A condição de baixa umidade do ar pode trazer problemas à saúde, como complicações respiratórias, ressecamentos de mucosas, da pele e irritação dos olhos, além de aumentar o risco de incêndios florestais. Confira os cuidados recomendados nessas condições:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, e etc
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc
  • Consumir água à vontade
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Fonte: NSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.