Geração de empregos cai 44% em outubro e é o terceiro pior do ano em Concórdia

Desacelerou a criação de empregos com carteira assinada em Concórdia. Em outubro, o município fechou com saldo positivo de 73 postos formais de trabalho. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

Segundo as informações levantadas pelo jornalismo da Aliança FM, este resultado é a diferença entre 1.619 contratações e 1.546 desligamentos (que podem ser demissão ou troca de cidade, por exemplo). No ranking do ano, outubro aparece como o terceiro pior mês, a frente apenas de março e maio. Na comparação com o mês anterior, setembro, houve uma redução de 44% na geração de empregos. O nono mês do ano teve 131 empregos gerados. 

Em relação à década, é possível observar uma grande oscilação. Esse foi o quinto pior outubro em dez anos, mas é possível dizer que houve uma estabilidade. No ano passado, por exemplo, foram criadas 197 vagas, mas em 2022, apenas 11. Alguns períodos tiveram, inclusive, resultados negativos, como 2021, 2016 e 2015.

Ainda conforme as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no décimo mês do ano, dois dos cinco setores apresentaram desempenho negativo em Concórdia. Construção teve 25 vagas fechadas, enquanto que o comércio, com o pior resultado, fechou 36. Serviços foi o setor campeão, com saldo positivo de 77.

Em relação ao desempenho do ano, em dez meses, Concórdia possui um saldo de 1.729 vagas criadas, número ligeiramente abaixo das 1.743 vagas do ano anterior. Já quanto ao período de um ano (novembro a outubro), até agora são 666 novas vagas, resultado bem abaixo das 1.138 vagas em igual período anterior.

Santa Catarina gerou 10.125 empregos formais em outubro de 2024, um crescimento de 0,39%, superando a média nacional de 0,28%. No acumulado do ano, o estado já registra quase 140 mil novos postos. Já o Brasil criou 132,7 mil empregos, o que representa uma queda de 29,1% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.