Mafra recebe primeiro projeto de colmeias terapêuticas de Santa Catarina

Fotos: OSC Voz do Rio/Divulgação

 

 

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Voz do Rio inaugurou em Mafra o primeiro projeto de colmeias terapêuticas de Santa Catarina nesta segunda-feira (25).

 

O projeto foi implementado no Lar dos Velhinhos e consiste na criação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão das espécies Mandaçaia e Mirim.

 

Através dessas colmeias, também conhecidas como meliponários, serão realizadas atividades de terapia ocupacional, buscando o estímulo da coordenação motora, raciocínio e memória nos idosos.

 

A ação faz parte do projeto “Abelhas na Ativa”, coordenado pelo biólogo Júlio César Costin, que reforça os benefícios da prática. “As abelhas nativas sem ferrão promovem o bem-estar físico, mental e emocional, pois não oferecem nenhum tipo de perigo para as pessoas, além de promover um senso de propósito e conexão com a natureza, ajudando a combater sentimentos de inutilidade que podem surgir nos idosos”, explica.

 

Veja o registro feito na inauguração do meliponário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Riomafra Mix (@riomaframixoficial)

 

Segundo o biólogo, o manejo dos insetos ficará a cargo dos “guardiões das abelhas”, formados pelos próprios moradores da instituição e funcionários, que receberam treinamento adequado para o cuidado com os animais.

 

O espaço onde as colmeias serão mantidas será transformado em um local de convivência ao ar livre, favorecendo momentos de lazer. A partir daí, serão promovidas atividades como oficinas de construção de ninhos isca, divisões e construção de caixas, direcionadas à toda a população, que está convidada a participar das ações, conhecer o meliponário e interagir com os idosos.

 

 

Além das atividades diretas com as abelhas, o consumo do mel produzido pelos insetos também resultará em benefícios para a saúde dos moradores da instituição, através do fortalecimento do sistema imunológico e na melhora da digestão.

 

“Já desenvolvemos o projeto ‘Aprendendo Com As Abelhas Nativas do Brasil’ e ‘Pomar Das Abelhas’ no Centro de Educação Infantil Municipal Breno Cauan Garcia, em Mafra, onde as crianças interagem diariamente com as colmeias. Com base no sucesso do projeto, nós iremos expandir agora para Itaiópolis na Escola Infantil Abelhinha Feliz”, explica Júlio.

 

 

Para conhecer o meliponário basta entrar em contato com as instituições para agendar uma visita, através do telefone do Lar dos Velhinhos (47) 3642-2068 ou pelo WhatsApp da Voz do Rio (47) 98422-5796.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.