“Calabreso” e “casca de bala”: confira quais foram as gírias mais pesquisadas pelos brasileiros em 2024 

Nos últimos meses, quantas vezes você ouviu expressões como “casca de bala”, “biscoiteiro” e “pode pá” dentro e fora das redes? De acordo com um levantamento recente sobre o tema, essas foram algumas das gírias mais populares entre os internautas ao longo do ano e renderam debates, conteúdos virais e milhares de idas aos mecanismos digitais em 2024. 

Os dados são da plataforma Preply, que recentemente analisou as milhões de pesquisas online. Segundo a pesquisa, apenas de janeiro para cá, a procura pelo significado de expressões informais, interjeições e bordões diversos gerou mais de 3,2 milhões de buscas na internet.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura inicia distribuição dos carnês do IPTU 2025 em Santa Cruz 

As gírias mais pesquisadas do ano 

A gíria “calabreso” foi a mais buscada após ser reproduzida no reality show Big Brother Brasil. Ela se popularizou graças ao humorista Toninho Tornado e chegou a se tornar até mesmo um hit musical da banda baiana “La Fúria” na versão dita pelo campeão do BBB 24.  

Outro sucesso nacional por trás de 70 mil pesquisas na internet é “casca de bala”, pela música de sucesso do cantor Thullio Milionário. A expressão, nesse sentido, faz referência àquele amigo do peito que todo mundo tem… e que está ali para o que der e vier.

LEIA TAMBÉM: Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe

“PDP”, BTF”, “SLC”: quando as gírias se tornam abreviações 

Se compreender a definição de algumas gírias pode parecer um desafio por si só, complica ainda mais quando seus significados quando ganham formas abreviadas, como é o caso de “vlw” (forma curta de “valeu”), “tlgd” (“tá ligado”) e “tmj” (“tamo junto”)?

Um bom exemplo é o termo “pdp”, a versão reduzida de “pode pá”, com cerca de 25 mil buscas. Seu uso é para confirmar com algo de maneira informal. Costuma substituir as expressões “com certeza” e “é isso mesmo”. Algo similar também se aplica a “pprt”, “slc” e “btf”, presentes no ranking. Abreviações de, respectivamente, “papo reto”, “boto fé” e “sê é louco”, cada qual traz consigo sentidos simples, mas que podem dar um nó na cabeça de quem as ouve pela primeira vez.

Por meio da primeira, por exemplo, seu interlocutor quer enfatizar que está falando sério, enquanto, com a segunda, a ideia é expressar a sensação de espanto. Mas e quanto a “btf”, cujo significado fez com que os mecanismos de busca registrassem mais de 13 mil pesquisas em 2024, o sentido gira em torno de acreditar ou confiar em algo ou alguém. “Boto fé”, portanto, seria usada informalmente para demonstrar concordância, confiança ou aprovação.

LEIA TAMBÉM: Projeto visa capacitar empresas para acolher vítimas de violência doméstica

Metodologia

Para desvendar as gírias e expressões de maior interesse entre os internautas, foram consideradas pesquisas no Google realizadas pelos brasileiros desde janeiro de 2024. A investigação foi orientada pelas expressões “gíria”, “gírias” e suas variações, abrangendo todas as buscas relativas ao tema de Norte a Sul. Em seguida, os termos populares foram dispostos em um ranking baseado no volume total de buscas ao longo do ano. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

The post “Calabreso” e “casca de bala”: confira quais foram as gírias mais pesquisadas pelos brasileiros em 2024  appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.