BMW R 1300 GS, o legado que dita o ritmo

Há quase 45 anos a BMW transformou o mundo da motocicleta e a forma com que os motociclistas passaram a utilizá-las quando lançou a R 80 G/S, sua primeira moto de enduro voltada ao mototurismo de aventura, um marco no mundo das motocicletas.

A GS evoluiu, ganhou novas versões e conquistou uma verdadeira legião de fãs ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde seu sucesso se reflete na liderança absoluta no segmento das maxitrail.

BMW R 1300 GS
O off-road está no DNA desta BMW desde sua criação. (Foto: BMW)

Novo marco no segmento

A BMW subiu os padrões da categoria mais uma vez, com a incrível R 1300 GS. Ela mantém sua tradicional e conhecida configuração com motor de dois cilindros boxer. E a evolução é enorme em relação a antecessora. A nova BMW ficou ainda mais poderosa com seus 145 cv e 14,5 kgf.m de potência a torque máximos, para o conjunto que emagreceu 11,8 quilos.

BMW R 1300 GS
O motor de dois cilindros boxer ficou ainda mais potente e perdeu peso. (Foto: Divulgação BMW)

BMW R 1300 GS: Mais bonita e ergonômica

O design da R 1300 GS ganhou linhas mais modernas e refinadas com visual mais aerodinâmico, assinadas pelo inovador farol com DRL em formato de xis.

BMW R 1300 GS
O novo farol com assinatura em xis tem personalidade. (Foto: Divulgação/BMW)

A moto também está mais compacta em relação a sua antecessora e a ergonomia está ainda mais propícia para o off-road, sem perder nada no conforto.

BMW R 1300 GS tem muitos avanços tecnológicos

A engenharia da BMW criou soluções importantes para melhorar as respostas do motor, a dirigibilidade e a distribuição de peso para tornar a 1300 GS imbatível.

A redução de peso foi crucial e para isso, o motor perdeu 3,9 quilos, que somados à perda de peso do novo câmbio e do eixo-cardã deixou o conjunto motriz 6,5 quilos mais leve.

Chassi redesenhado

A forma como o peso foi redistribuido também fez toda a diferença. O chassi agora é em metal estampado e o subchassi fabricado em alumínio fundido.

O novo chassi é mais rígido e foi desenvolvido para permitir a realocação da caixa de câmbio, que agora está sob o motor e baixou o centro de gravidade da moto, o que aumentou sua agilidade.

BMW R 1300 GS
Outra virtude da BMW R 1300 GS é ser ótima no asfalto e também excelente para longas viagens. (Foto: BMW)

As suspensões mantêm a patenteada engenharia com a Evo Telelever na frente e Evo Paralever com amortecedor revisado na traseira. O eixo-cardã foi modificado para ajudar a melhorar a tração e a dirigibilidade.

A BMW R 1300 GS incorporou sistemas avançados de assistência à pilotagem, segurança e conectividade. Veja a seguir:

  • Os freios têm funcionamento combinado e assistência ABS cornering;
  • As suspensões semi-ativas tem regulagem eletrônica e sistema para baixar a moto para melhorar o acesso para subir e descer;
  • Iluminação total LED, com farol em novo formato DRL;
  • Painel em TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade via Bluetooth para emparelhamento com celular e GPS.

Todas as versões da R 1300 GS vêm equipadas com aro dianteiro de 19 polegadas, com rodas de liga ou raiadas, conforme a versão.

BMW R 1300 GS

A BMW quer manter sua hegemonia no segmento e até batizou sua R 1300 GS de supertrail. A marca coloca diferentes opções para seus clientes de acordo com diferentes características de componentes e acabamentos.

A nova GS está disponível em três versões, Sport, Trophy Option 719 Tramuntana. Os preços partem de R$ 99.900 (da versão Standard) até R$ 134.900 (da Option 719). A marca também oferece ampla condição de pagamento para compra.

Conteúdo patrocinado / BMW Motorrad

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