Cidade de Abaiara completa 67 anos de emancipação, mas sem festa tradicional comemorativa


O motivo pelo qual o evento não foi realizado não foi esclarecido pela prefeitura do município. Cidadãos reclamam da menor procura nos serviços por causa da falta da festa. Município de Abaiara, no Cariri do Ceará.
Célia Nascimento/TV Verdes Mares Cariri
Nesta segunda-feira (25) a cidade de Abaiara, distante 496km de Fortaleza, está completando 67 anos de emancipação política. A data tradicionalmente traz uma festa na cidade, com shows em praça pública, mas em 2024 o evento não foi realizado
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O prefeito Afonso Tavares não justificou o motivo de não realizar a festa, embora tenha publicado nas redes sociais uma mensagem parabenizando o município. Em seu último ano de mandato, o candidato ao qual estava apoiando, Lulu (PDT), não foi eleito. Quem venceu a eleição para prefeito foi Angim (PT), que também é o atual vice-prefeito.
O g1 tentou entrar em contato com o secretário de cultura, Gilvan Granjeiro, e com o prefeito Afonso Tavares, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Nos anos anteriores, o dia 25 de novembro contava com alvorada festiva, corrida e torneio de futebol comemorativo. Também não houve celebração da missa e nenhuma outra solenidade praparada pelo município, como os shows com bandas regionais em praça pública.
Algumas secretarias municipais tiveram feriado, mas as escolas da rede municipal funcionaram normalmente. Em nota divulgada nas redes sociais, a secretaria de educação informou que o feriado foi adiado para outra data, por causa da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), realizadas nesta terça (26).
Queda na procura de serviços
Com uma população de quase 12 mil habitantes, a cidade de Abaiara tem um pequeno comércio que gera a renda de parte dos moradores. A festa do Município atraía visitantes e movimentava o comércio local. A cabeleireira Raquel Dantas, que na mesma data no ano passado chegou a atender cerca de 20 clientes, hoje, apesar de abrir o salão não teve nenhum atendimento. “Não ter a festa do município é uma perda muito grande pra gente que esperava fazer uma renda extra nesse período”, disse.
Já o empresário, Cícero Nascimento (Cícero Lanches), ao ver que não teria festa decidiu por conta própria contratar duas atrações e realizar um show no seu trailer, que fica no centro da cidade. “Hoje eu deveria estar lucrando com festa, mas como a prefeitura não vai realizar eu estou tirando do meu próprio bolso para realizar o evento”, afirmou Cícero.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.