‘Adote uma Nascente’: 60 alunos fazem projeto para recuperação da vegetação e fontes de água de rios e córregos em MT


A ideia era apenas mapear as áreas degradadas e criar um banco de dados com as área, mas os alunos iniciaram também a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto. Alunos do ensino fundamental e médio criaram projeto para recuperar áreas degradadas
Seduc-MT
Cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio criaram um projeto para recuperação da vegetação e de fontes de água de rios e córregos de Nova Monte Verde, a 920 km de Cuiabá. O objetivo é identificar os principais pontos que causam impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, onde estudam.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o projeto ‘Adote uma Nascente – Águas do Futuro’ começou neste ano, durante as aulas, como uma forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A princípio, segundo a escola, a ideia era mapear as áreas degradadas e criar um banco de dados com as área. No entanto, com o envolvimento dos alunos, foi iniciada a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto.
“Já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.
A iniciativa também inspirou os demais 488 alunos da escola, que agora também devem fazer parte da recuperação. A escola informiou que, a partir de 2025, a ideia é estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano.
A escola disse ainda que, para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.