Versão com visual esportivo para quem quer um hatch usado: Ficha técnica do Peugeot 208 GT 1.6 Turbo 2020 com câmbio manual

O Peugeot 208 GT 2020 é uma excelente opção para quem busca um hatch esportivo, com desempenho superior e boa relação custo-benefício no mercado de usados. Com motor 1.6 Turbo de 173 cv e câmbio manual de seis marchas, ele entrega aceleração ágil e velocidade máxima de 222 km/h. Além disso, oferece conforto e segurança com itens como controle de estabilidade, airbags laterais e teto panorâmico, tornando-se um modelo atrativo para quem valoriza dirigibilidade e estilo.

Pontos Principais:

  • Motor 1.6 turbo com potência de 173 cv e torque de 24,5 kgfm.
  • Consumo urbano de 8,2 km/l (etanol) e rodoviário de 13,8 km/l (gasolina).
  • Itens de segurança como airbags e controle de estabilidade.
  • Verificar revisões e funcionamento de equipamentos internos.

Ao buscar um 208 GT usado, é fundamental verificar o histórico de manutenção. Esse modelo possui turbocompressor e injeção direta, sistemas que exigem manutenção regular com peças e lubrificantes de alta qualidade. Certifique-se de que as revisões foram feitas corretamente, preferencialmente em concessionárias ou oficinas especializadas. Além disso, inspecione o funcionamento do motor, câmbio e suspensão, já que componentes desgastados podem impactar a performance e gerar custos elevados de reparo.

Outro ponto importante é analisar a lataria e os equipamentos internos. Teto panorâmico, ar-condicionado automático e outros itens de conforto devem estar em pleno funcionamento, já que reparos podem ser caros. Avalie também o estado dos pneus e dos freios, itens cruciais para segurança. Com um histórico completo e uma vistoria detalhada, o Peugeot 208 GT 2020 pode ser uma ótima compra, combinando potência e sofisticação a um preço competitivo.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro com aspiração por turbocompressor, disposição transversal, injeção direta, 4 cilindros, potência de até 173 cv (A) e torque de 24,5 kgfm (A/G).
Motor dianteiro com aspiração por turbocompressor, disposição transversal, injeção direta, 4 cilindros, potência de até 173 cv (A) e torque de 24,5 kgfm (A/G).

Com desempenho impressionante, o modelo atinge velocidade máxima de 222 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Seu motor dianteiro, com aspiração por turbocompressor e alimentação por injeção direta, entrega até 173 cv com álcool e 166 cv com gasolina a 6000 rpm, oferecendo 24,5 kgfm de torque a 1400 rpm em ambas as condições de combustível. O conjunto conta com quatro cilindros em linha, comando de válvulas duplo no cabeçote, tuchos hidráulicos e variação no comando de admissão. A cilindrada total é de 1598 cm³, com diâmetro de cilindro de 77 mm e curso de pistão de 85,8 mm, combinando eficiência e potência. A tração dianteira e o câmbio manual de seis marchas, montados sobre a plataforma PF1, garantem uma condução precisa e dinâmica.

O Peugeot 208 GT 2020 é um hatch turbo com motor 1.6 que entrega 173 cv no etanol. A tração dianteira e o câmbio manual de seis marchas garantem desempenho esportivo em diversas condições.
O Peugeot 208 GT 2020 é um hatch turbo com motor 1.6 que entrega 173 cv no etanol. A tração dianteira e o câmbio manual de seis marchas garantem desempenho esportivo em diversas condições.

O peso/potência do veículo é de 6,91 kg/cv, com relação de compressão de 10,2:1 e acionamento por corrente, reforçando sua robustez mecânica. Sua configuração transversal maximiza o aproveitamento do espaço interno, enquanto o sistema de embreagem monodisco a seco complementa a entrega de força. O desempenho é refinado pela rotação máxima de 6500 rpm, garantindo respostas rápidas ao comando do motorista. Essas características colocam o modelo como uma opção atrativa para quem busca agilidade e desempenho em um veículo compacto e eficiente.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 8,2 km/l (A) e 12 km/l (G), enquanto no rodoviário alcança 9,5 km/l (A) e 13,8 km/l (G), oferecendo eficiência para trajetos variados.
Consumo urbano de 8,2 km/l (A) e 12 km/l (G), enquanto no rodoviário alcança 9,5 km/l (A) e 13,8 km/l (G), oferecendo eficiência para trajetos variados.

O consumo do modelo é equilibrado, oferecendo 8,2 km/l no ambiente urbano e 9,5 km/l em rodovias com álcool, enquanto com gasolina atinge 12 km/l na cidade e 13,8 km/l em viagens. Com um tanque de combustível de 55 litros, a autonomia urbana é de 451 km com álcool e 660 km com gasolina. Já no rodoviário, esses valores sobem para 523 km e 759 km, respectivamente, garantindo uma excelente capacidade para percorrer longas distâncias. Esse desempenho eficiente em consumo atende tanto a motoristas que buscam economia quanto àqueles que necessitam de maior alcance em trajetos diários ou viagens mais longas.

Além disso, o modelo se destaca pela combinação de desempenho e economia, otimizando o uso de combustível sem comprometer a potência. Isso é possível graças à tecnologia de injeção direta e ao turbocompressor, que proporcionam maior eficiência térmica. A autonomia rodoviária torna o veículo uma escolha atrativa para usuários que percorrem estradas com frequência, assegurando menos paradas para abastecimento e maior praticidade no dia a dia.

Interior

Transmissão dianteira, câmbio manual de 6 marchas, embreagem monodisco a seco e direção elétrica, garantindo precisão e conforto na condução urbana e rodoviária.
Transmissão dianteira, câmbio manual de 6 marchas, embreagem monodisco a seco e direção elétrica, garantindo precisão e conforto na condução urbana e rodoviária.

O interior oferece um espaço confortável e prático, com capacidade para cinco ocupantes e porta-malas de 285 litros. Essa configuração atende bem tanto a uso urbano quanto a viagens curtas, equilibrando dimensões compactas com funcionalidade. O acabamento do habitáculo é composto por materiais de qualidade, com bancos ajustáveis e revestidos em couro, que garantem conforto aos ocupantes. O volante ajustável em altura e profundidade, junto com os controles elétricos para vidros e retrovisores, contribuem para a ergonomia e comodidade.

Interior confortável para 5 ocupantes, porta-malas de 285 litros, carga útil de 400 kg, comprimento de 3975 mm, largura de 1702 mm e distância entre-eixos de 2541 mm.
Interior confortável para 5 ocupantes, porta-malas de 285 litros, carga útil de 400 kg, comprimento de 3975 mm, largura de 1702 mm e distância entre-eixos de 2541 mm.

Com carga útil de até 400 kg, o modelo permite o transporte eficiente de objetos sem comprometer o desempenho. Elementos como teto panorâmico e climatização em duas zonas reforçam a sensação de conforto no interior. A atenção ao design e funcionalidade reflete a preocupação em atender diferentes necessidades de seus ocupantes, tornando o veículo ideal para uso diário ou viagens de lazer.

Medidas

Com 3975 mm de comprimento, 1702 mm de largura e 1472 mm de altura, o modelo apresenta proporções que facilitam a condução em áreas urbanas sem sacrificar a estabilidade em rodovias. A distância entre-eixos de 2541 mm e as bitolas dianteira e traseira de 1475 mm e 1470 mm, respectivamente, asseguram um bom equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. O peso total de 1196 kg contribui para o desempenho dinâmico, garantindo boa relação peso/potência.

A suspensão é composta por sistema independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, ambos equipados com molas helicoidais, proporcionando estabilidade e conforto. O sistema de freios é confiável, com discos ventilados na frente e sólidos atrás, enquanto a direção elétrica oferece precisão e um diâmetro de giro de 11,2 m. Os pneus 205/45 R17, com altura de flanco de 92 mm, completam o conjunto, otimizando a aderência e a segurança em diferentes tipos de terreno.

Preço aproximado

O modelo é oferecido no mercado brasileiro por um valor aproximado de R$ 80 mil, posicionando-se como uma opção competitiva dentro de sua categoria. Combinando desempenho, economia e equipamentos de segurança e conforto, apresenta um excelente custo-benefício para consumidores que buscam um veículo completo e versátil.

Ficha Técnica do Peugeot 208 GT 1.6 Turbo 2020

Suspensão dianteira independente McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na frente e sólido atrás, pneus 205/45 R17 com altura de flanco de 92 mm.
Suspensão dianteira independente McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na frente e sólido atrás, pneus 205/45 R17 com altura de flanco de 92 mm.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: PF1
  • Série: A91

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 400 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Curso do pistão: 85,8 mm
  • Razão de compressão: 10,2:1
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Código do motor: EP6FDT M
  • Potência máxima: 166 cv (gasolina), 173 cv (álcool) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm (álcool/gasolina) a 1400 rpm
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Código do câmbio: MCB/6
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 11,2 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/45 R17
  • Traseiros: 205/45 R17
  • Altura do flanco: 92 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3975 mm
  • Largura: 1702 mm
  • Altura: 1472 mm
  • Distância entre-eixos: 2541 mm
  • Bitola dianteira: 1475 mm
  • Bitola traseira: 1470 mm
  • Porta-malas: 285 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Peso: 1196 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Reboque com freio: 400 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 222 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,6 s

Consumo

  • Urbano: 8,2 km/l (álcool), 12 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,5 km/l (álcool), 13,8 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 451 km (álcool), 660 km (gasolina)
  • Rodoviária: 523 km (álcool), 759 km (gasolina)

Equipamentos do Peugeot 208 GT 1.6 Turbo 2020

Equipamentos incluem airbags, controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, bancos em couro, ar-condicionado automático e sistema multimídia.
Equipamentos incluem airbags, controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, bancos em couro, ar-condicionado automático e sistema multimídia.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Porta-luvas climatizado

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • HD interno

Fonte: GuiaDeUsados, AutoPapo, Webmotors e iCarros.

O post Versão com visual esportivo para quem quer um hatch usado: Ficha técnica do Peugeot 208 GT 1.6 Turbo 2020 com câmbio manual apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.