Dia da Shiraz: uva encontrou em Portugal terreno fértil para grandes vinhos


Variedade francesa amplia sua presença nas regiões do Alentejo, Douro e Bairrada. Oriunda da Côte du Rhone, na França, a Syrah conquistou o mundo graças a suas qualidades para a elaboração de grandes vinhos. Conhecida como Shiraz no mundo anglo-saxão e como Syrah nos outros países é cultivada da Austrália ao Chile, passando pela África do Sul.
Dentre as uvas estrangeiras, a Syrah é a variedade que melhor se adaptou ao clima das principais regiões vitivinícolas portuguesas, como Douro, Bairrada e sobretudo Alentejo. Esta última é localizada no sul de Portugal e é marcada por verões muito quentes.
O solo pobre e o calor escaldante formam o terroir perfeito para vinhos poderosos, macios e encorpados com muita fruta, toques de pimenta e especiarias, notas de chocolate e fumo.
É uma uva que se presta bem ao envelhecimento em barrica, sem falar no elevado potencial de guarda. O Syrah é um vinho perfeito para ser degustado sozinho e para acompanhar uma vasta gama de pratos intensos como carnes grelhadas e assadas, risotos de cogumelos, massas, pizzas e até chocolate amargo.
Em Portugal, a Syrah elabora rótulos varietais, isto é, 100% com a uva e também blends, ou seja, misturas de diversas variedades. O país, inclusive, é muito famoso por produzir vinhos com cortes de diversas uvas autóctones.
Que tal experimentar vinhos portugueses à base de Syrah? Confira esses cinco rótulos!
Marquês de Borba Vinhas Velhas DOC Alentejo Tinto
Elaborado pelo premiado enólogo João Portugal Ramos a partir de uvas de vinhas velhas, este belo tinto é uma mistura de Syrah com Alicante Bouschet, Castelão e Aragonez. Apresenta aromas intensos de frutas escuras, folha de eucalipto e notas de especiarias. Em boca, é muito equilibrado, com taninos sedosos e longo final.
Fermentou em lagares de mármore com pisa a pé e amadureceu 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. Harmoniza à perfeição com carne de cordeiro.

Divulgação
Quinta do Valdoeiro Syrah
Tinto 100% Syrah da renomada vinícola Caves Messias, produzido apenas em anos especiais. No nariz, intenso aroma de especiarias com notas de chocolates. Em boca, é estruturado, potente, encorpado, com taninos sedosos e longo final.
Amadureceu em barricas de carvalho francês entre 12 e 18 meses. Combina com carnes vermelhas e com massas com molhos encorpados.

Divulgação
Quinta da Viçosa DOC Alentejo
Corte de uvas Trincadeira e Syrah, esse tinto é complexo, com aromas intensos de frutos pretos maduros e especiarias, notas vegetais e de cogumelos. Em boca, é volumoso, equilibrado, com taninos bem presentes e de extrema elegância.
Amadureceu por 12 meses em meias pipas de carvalho francês e americano e acompanha lindamente carnes de caça e costela assada.

Divulgação
Vinha do Jeremias Single Vineyard DOC Alentejo
Um grande vinho 100% Syrah com aromas complexos de frutas maduras, notas minerais, de chocolate amargo e especiarias. Em boca, é potente, elegante, com taninos macios e longo final. Amadureceu por 12 meses em pipas de carvalho americano e francês e é perfeito com carnes vermelhas e queijos curados.

Divulgação
Bom Juiz Reserva Tinto DOC Alentejo
Rótulo da vinícola CARMIM com belos aromas de frutas em compota e especiarias. Em boca, é saboroso, encorpado e com taninos macios. Amadureceu em barrica de carvalho francês por 18 meses. Ideal para acompanhar carnes de caça.

Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.