Paróquia de Vinhedo realiza missa de sétimo dia em homenagem às vítimas da tragédia aérea nesta sexta


Acidente com avião da Voepass deixou 62 mortos no dia 9 de agosto. Cerimônia religiosa será aberta ao público. Mulheres prestam homenagem aos tripulantes que morreram na queda do avião em Vinhedo (SP)
Wesley Justino/EPTV
A Comunidade São Roque, em Vinhedo (SP), realiza nesta sexta-feira (16) uma missa de sétimo dia em homenagem às 62 vítimas do acidente aéreo da Voepass. A cerimônia religiosa será aberta ao público.
Segundo a administração da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a missa será presidida pelo arcebispo Dom João Inácio Muller e terá início às 19h30, na Rua Bruxelas, 121, no bairro Altos do Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
Papa pede orações por vítimas da queda de avião em Vinhedo: ‘Trágico acidente aéreo’
Arcebispo de Aparecida pede um minuto de silêncio por vítimas da tragédia aérea e reza por famílias: ‘Que Deus enxugue vossas lágrimas’
Ainda nesta sexta, a Catedral Metropolitana de Campinas (SP) – a cerca de 20 km do local do acidente – realiza outra celebração de sétimo dia a partir das 12h15, também aberta ao público.
Tudo o que você precisa saber sobre a queda da aeronave em Vinhedo
Cronologia da tragédia
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
Veja, abaixo, da decolagem à queda, a cronologia do acidente da Voepass, o maior do país em número de vítimas desde 2007, quando um avião atingiu um edifício em São Paulo ao tentar pousar.
Inicialmente, a Voepass noticiou que 61 pessoas tinham morrido após a queda do avião. Na manhã de sábado (10), o número de mortes subiu para 62.
A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20.
O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar.
Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada em um condomínio residencial.
Como era o avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
Serviço
Missa de 7º dia para vítimas do acidente aéreo em Vinhedo
Quando: sexta-feira (16), às 19h30
Onde: Comunidade São Roque – Rua Bruxelas, 121 – Altos do Morumbi – Vinhedo
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.