Casal que morreu após queda de avião faria viagem para visitar parente doente no RJ


Maria Valdete Bartinik, 61 anos, e Renato Bartinik, 65 anos, viajariam para o Rio de Janeiro para visitar um irmão de Renato que está doente. Eles deixam 2 filhas e netos. Última foto do casal Bartinik antes de embarcar em avião que caiu no interior de SP
Reprodução Profissão Repórter
Maria Valdete, 61 anos, e Renato Bartinik, 65 anos, que morreram após a queda de um avião no interior de São Paulo, estavam em viagem para visitar um irmão de Renato que está doente e vive no Rio de Janeiro, segundo familiares.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Eles eram passageiras do avião que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu em Vinhedo, São Paulo. A queda foi na tarde de sexta-feira (9). A aeronave tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. Estavam a bordo 58 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu.
Veja lista de ocupantes do avião que saiu de Cascavel e caiu em Vinhedo
Casal que morreu após queda de avião em SP gostava de viajar, segundo familiares
Redes sociais
A última foto do casal (veja foto no início desta reportagem) foi feita por uma das filhas do casal no saguão do aeroporto de Cascavel, instantes antes dele embarcarem na aeronave que caiu.
Nas redes sociais o casal compartilhava imagens de viagens que os dois faziam juntos e também fotos com filhos e netos. Caminhoneiro aposentado, ela dona de casa, estavam juntos há 45 anos.
Eles deixam duas filhas e netos. Há alguns nos eles perderam um filho.
A previsão, segundo os familiares, é que os corpos deles cheguem nesta quarta-feira à Cascavel em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O velório está previsto para começar às 13h na capela do Cemitério São Luiz, no Bairro São Cristóvão. Os corpos devem ser enterrados na quinta-feira (15), às 10h.
Leia também:
Chuteiras e bola de ex-goleiro do Cascavel marcam velório dele e da esposa vítimas da queda de avião em SP
Dois carros pegam fogo após batida e motoristas ficam feridos, em Curitiba; VÍDEO
Ranking mostra ruas com mais acidentes de trânsito em Curitiba; veja lista
A queda do avião
Avião com 62 pessoas a bordo caiu em condomínio de casas em Vinhedo, no interior de SP. Ninguém sobreviveu
Miguel Schincariol/AFP
Esse é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
As vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. Segundo a VOEPASS Linhas Aéreas, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação, e todos os tripulantes com habilitação válida.
O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos.
A aeronave voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorrências, até fazer uma curva brusca, despencar 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto e sumir do radar, após explodir no terreno de uma casa em um condomínio residencial.
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
A Voepass divulgou um telefone, disponível 24h, para prestar informações a familiares de vítimas, colaboradores e interessados: 0800 9419712.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.