Secretária do Tesouro Americano visita Belém e anuncia investimentos no desenvolvimento da Amazônia


Programação contou ainda com a participação do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em Belém
Reprodução/Redes Sociais
Um investimento financeiro foi anunciado neste sábado (27), em Belém, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para impulsionar investimentos em toda a região amazônica.
O pronunciamento foi divulgado pela secretária do Tesouro Americano, Janet Yellen, como parte dos esforços internacionais do Tesouro em relação às mudanças climáticas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A reunião contou com a presença do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Nas redes sociais, o presidente o BID informou que ficou “Honrado por ter a Secretária do Tesouro dos EUA Secretary Yellen conosco para falar sobre oportunidades de colaboração sob o programa Amazônia Sempre com ministros dos países amazônicos. Sua presença ressalta o comprometimento dos EUA com a região amazônica e nossa crença compartilhada de que a colaboração é essencial para promover o desenvolvimento sustentável da região”, descreveu.
Uma parte da programação foi realizada no Centro de Exposição Eduardo Galvão, localizado no Museu Goeldi, na capital paraense e também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Além disso, segundo a assessoria, a secretária enfatizou a importância de posicionar os bancos multilaterais de desenvolvimento a fim de contribuírem com as metas climáticas globais.
Representantes nacionais e internacionais na reunião do programa Amazonia Forever em Belém
Reprodução/Redes Sociais
Trabalhos na Amazônia
Este ano, o BID celebra um ano de seu programa holístico, Amazônia Sempre, e também anunciou durante a reunião os resultados relacionados ao financiamento e coordenação em toda a região amazônica.
Os próximos passos do programa também foram definidos em reunião ministerial com os países amazônicos neste sábado.
Sobre a visita
Os representantes dos Estados Unidos, do Brasil e do Pará tiveram uma agenda extensa em Belém. Confira abaixo o que foi realizado na capital:
Houve um discurso em reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica;
Durante o almoço houve uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia;
No inicio a tarde foi realizado ainda uma mesa-redonda sobre crimes ambientais para avançar a cooperação regional contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais;
E por fim, aconteceu um discurso sobre o trabalho contínuo do governo Biden com aliados e parceiros globais para enfrentar as mudanças climáticas.
Reunião do BID sobre o programa Amazonia Forever em Belém
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.