Aneel aprova redução na conta de luz dos consumidores no Pará


Medida foi aprovada durante reunição da Aneel nesta terça (6) e entra em vigor a partir desta quarta (7). Fatura de energia da Equatorial Pará.
Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (6), uma redução de 2,63% nas tarifas dos consumidores residenciais atendidos pela Equatorial Pará. A medida entra em vigor a partir desta quarta (7).
Os fatores que mais impactaram na redução da tarifa foram os custos com compra de energia, distribuição e componentes financeiros. Confira abaixo a redução dividida por classe de consumo:
Baixa tensão em média: – 2,66%
Alta tensão em média: – 7,24%
Efeito Médio para o consumidor: – 3,56%
A decisão da Aneel vai impactar cerca de três milhões de unidades consumidoras nos 144 municípios do Pará. O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP).
Aneel aprova redução de reajuste a partir de 7 de agosto
Segundo a Equatorial, o procedimento ocorre anualmente no setor elétrico brasileiro, estando previsto na regulamentação da Aneel, no contrato de concessão da Equatorial Pará e de todas as distribuidoras do país.
“O reajuste é um processo conduzido e o índice é definido pela Aneel para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo com a compra de energia, com a transmissão e encargos setoriais”, informou a concessionária.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.