Brasileira registra céu tomado por nuvens de areia em viagem a Portugal; tempestade vem do norte da África, diz governo


Ao g1, a brasileira Lyse Anne Zanotti Allegrini contou que a tempestade chegou de forma inesperada na cidade de Porto, nesta terça-feira (30) e na quarta-feira (31); governo português emitiu alerta à população. Brasileira em Portugal registra tempestade de areia vinda da África
Uma empresária de Sorocaba (SP), em férias em Portugal, registrou a tempestade de areia que atingiu o país europeu nesta terça (30) e quarta-feira (31). O fenômeno, que cobre o céu com poeira, tem sido recorrente na região da península ibérica, composta também pela Espanha. De acordo com o governo português, esta é considerada a pior tempestade dos últimos anos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ao g1, a brasileira Lyse Anne Zanotti Allegrini contou que a tempestade chegou de forma inesperada na cidade de Porto. “O dia estava lindo. De repente, mudou tudo (…) O dia foi ficando amarelo. Aí, a praia ‘sumiu’.”
Lyse registrou a tempestade que mudou completamente a paisagem de Porto (veja no vídeo acima).
Brasileira de Sorocaba (SP) diz que praia sumiu durante tempestade de areia em Portugal
Lyse Anne Zanotti Allegrini/Arquivo Pessoal
A sorocabana disse que já tinha visto esse tipo de tempestade pelo noticiário, mas que esta foi a primeira vez que presenciou o fenômeno. Ela conta também que, num primeiro momento, ficou assustada com a situação.
“Pra quem vive aqui deve ser algo relativamente normal. Mas pra um turista pode ser um pouco assustador e atrapalha bem a viagem, pois tem esse cuidado com a exposição e atividade física (turista do andamos o dia todo) e com a paisagem que muda completamente.”
A saída para o jantar da turista, inclusive, sofreu atraso na terça-feira, em função da tempestade. Apesar de toda a situação, registros feitos pela brasileira mostram que os frequentadores da praia permaneciam no local, mesmo com a nuvem de poeira. “Saiu no noticiário, mas os turistas seguem pelas ruas.”
Brasileira de Sorocaba (SP) registra tempestade de areia em praia de Portugal
Lyse Anne Zanotti Allegrini/Arquivo Pessoal
Alerta nacional
A Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal alertou, na terça-feira, que uma massa de ar proveniente de África atravessa Portugal.
“Esta massa de ar transporta poeiras em suspensão com partículas inaláveis que têm efeitos na saúde humana. A DGS recomenda que a população em geral deve ter cuidados redobrados, principalmente a população mais sensível”, afirma o comunicado nas redes sociais do órgão.
O alerta era para todos, mas tem como foco principal crianças e idosos. A imprensa portuguesa afirma que a formação da tempestade deve ocorrer até pelo menos a quinta-feira (1º).
Recorrente
Brasileira de Sorocaba (SP) registra tempestade de areia em Portugal
Lyse Anne Zanotti Allegrini/Arquivo Pessoal
De acordo com o Instituto Português de Mar e Atmosfera (IPMA), as tempestades dão origem a ventos fortes que, ao soprarem sobre as superfícies desérticas, levantam do solo as partículas mais leves. Essas poeiras ou areias são transportadas por meio da circulação atmosférica, podendo atingir o continente algumas vezes por ano.
Ainda conforme a instituição, existem indícios que poeiras originadas no norte de África que chegam a atingir áreas mais extremas, do país, como a região de ilhas e praias chamada de Caraíbas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.