Cruzar 300 milhas náuticas na maior regata da América Latina já é uma experiência memorável. Fazer isso ao lado do Cisne Branco, o emblemático navio-veleiro da Marinha do Brasil, torna tudo ainda mais especial. Em 2025, essa jornada será possível.
Veleiro Katoosh: após 7 anos navegando pelo mundo, irmãos chegam ao Brasil
Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) acontece em 27 de setembro e promete, mais uma vez, um percurso repleto de paisagens deslumbrantes. Com limite de 100 embarcações participantes, o Cisne Branco já confirmou presença entre os inscritos.

As inscrições para a edição de 2025 estão abertas no site oficial da Refeno, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco. O Aviso de Regata (AR), que reúne todas as informações e regras do evento, já foi publicado.
Mais categorias em 2025
Neste ano, a Refeno ampliou o número de categorias participantes, passando de 10 para 12. Poderão competir as classes ORC, IRC, VPRS, RGS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo. Os critérios de participação estão detalhados no AR.
Recordes em alto-mar
Na edição de 2024, o título ficou com o Adrenalina Pura, comandado pelos pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto. Eles completaram a travessia em 18 horas, 49 minutos e 25 segundos — o quinto melhor tempo da história da Refeno.
O recorde absoluto segue com a edição de 2007, quando o Adrenalina Pura, sob comando de Georg Ehrensperger, completou o percurso de 300 milhas náuticas em impressionantes 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.
Sobre o navio-veleiro Cisne Branco
Símbolo da Marinha do Brasil, o Cisne Branco é um imponente veleiro de 76 metros de comprimento, inspirado nos elegantes clippers do século 19. Construído na Holanda pelo estaleiro Damen Oranjewerf, foi presenteado à Marinha do Brasil e incorporado à Armada em março de 2000.

Desde então, a embarcação atua como uma verdadeira embaixada flutuante, representando o Brasil em eventos náuticos pelo mundo e promovendo a cultura marítima.
Com três mastros e 25 velas brancas, o Cisne Branco impressiona por sua imponência e beleza exterior. Por dentro, ainda guarda peças históricas, como candelabros do século 19 e um vitral que retrata a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Além da missão diplomática, o navio também marca presença na formação de militares, sendo utilizado no treinamento de aspirantes da Escola Naval e alunos do Colégio Naval.
O post Navio-veleiro Cisne Branco confirma presença na Refeno 2025; faça sua inscrição apareceu primeiro em Náutica.