Durante Macapá Verão 2024 mais de 500 carretéis de linha com cerol e chilena foram apreendidos 


Cerca de 15 agentes foram utilizados em cada operação da Guarda Civil Municipal (GCMM) no mês de julho. Uso de linha encerada é considerado crime.  Material foi apresentado na sede da Guarda
Wellington Diego/PMM
Números divulgados pela Guarda Civil Municipal (GCMM) apontam que durante o Macapá Verão 2024 foram apreendidos mais de 500 carretéis de linha com cerol e chilena.
Neste período das férias de julho, o uso do material cortante costuma se tornar mais comum entre as pessoas que empinam pipas. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com a Guarda, as rondas pelas quatro zonas da cidade ocorreram três vezes ao dia com o auxílio de 4 viaturas e em média 15 agentes por operação.
Mauro Dias, comandante-geral da GCMM, afirma que, com esse trabalho, acidentes foram evitados e destaca a importância da cooperação da sociedade, realizando denúncias. 
“Estamos apresentando o resultado de um trabalho ostensivo que visou evitar acidentes em diversas áreas de Macapá, principalmente em locais com aglomeração de pessoas, como nos espaços onde estavam ocorrendo os shows nacionais. Quero destacar que é crime o uso dessas linhas e a sociedade tem o papel de denunciar”, disse o comandante. 
As denúncias podem ser feitas pelo 190, que é o serviço da Polícia Militar (PM) ou pelo número da Guarda Municipal: (96) 98802-8127.
Parte do material apreendido
Wellington Diego/PMM
Lei do cerol 
Não existe irregularidade em soltar pipa em uma área aberta e segura. O que é proibido é usar linhas cortantes. As mais comuns são a chilena ou a com cerol.
De acordo com a Lei n° 1.455/2005 – PMM, conhecida como “Lei do Cerol”, é proibido o uso do material cortante em linhas de pipas nos logradouros públicos de Macapá, pois, em contato com a pele, pode causar profundos cortes, assim como a linha chilena.
Ainda segundo a lei, as penas para quem usa o material variam de acordo com os delitos, sendo assim: lesão corporal leve de 3 meses a 1 ano de detenção; grave de 1 a 5 anos; gravíssima de 2 a 8 anos; seguida de morte de 4 a 12 anos; culposa de 2 meses a 1 ano.
Entenda as diferenças entre as duas linhas:
Uso do material é considerado crime
Wellington Diego/PMM
Linha com cerol: é a mais tradicional e usada há muitos anos. É feita com cola e vidro moído
Linha chilena: é feita com linha de algodão, mas tem a mistura do óxido de alumínio e pó de quartzo, que são substâncias mais cortantes
VEJA TAMBÉM:
‘Luau da Cidade’ encerra a programação do Macapá Verão 2024
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.