II Mostra Dia da África exibe curtas-metragens no Cine Cultura de Palmas

No dia 25 de maio, quando é celebrado mundialmente o Dia da África, será realizada uma exibição especial no Cine Cultura com filmes de São Tomé e Príncipe. A mostra apresenta três curtas produzidos através do São Tomé Film Lab, organizado pela Tela Digital, parceira da produtora tocantinense Jubalina Produções, e Latitude Fênix de Welket Bungué, nomeado para Melhor Curta de Ficção nos Prémios Sophia 2025.

Os curtas têm classificação indicativa de 14 anos e são falados em português. Abordam temas de relevância social, tais como relações históricas de poder, saúde mental na juventude, resiliência e superação, proteção às mulheres, dentre outros. Os interessados poderão participar da exibição de forma gratuita. 

Para a idealizadora do projeto, Juliane Almeida, trata-se de “uma oportunidade para oferecer ao público de Palmas um conteúdo especial, ampliando sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, fortalecer a cooperação cultural entre o Tocantins e a rede de países africanos de língua portuguesa”.

Em 2025, a iniciativa acontece pela segunda vez. É uma realização de Jubalina Produções e Centro de Imagem e Som em parceria com Tela Digital e Fundação Cultural de Palmas. Conta ainda com apoios de Sucupira Filmes, Cumbuca Criativa, Estúdio Estiagem e Contexto Produção Cultural.

Saiba mais:

SÃO TOMÉ FILM LAB é um programa sem fins lucrativos, que promove novos talentos da indústria cinematográfica e audiovisual, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

TELA DIGITAL é uma empresa criativa formada por profissionais com anos de experiência internacional. Operando em São Tomé e Príncipe desde 2015. Realiza o São Tomé Film Lab com patrocínio do programa ACP-EU Culture “Créer en Afrique Centrale”.

JUBALINA PRODUÇÕES é uma produtora tocantinense que, desde 2013, realiza projetos culturais e audiovisuais. Em 2025, lança a série “Criança de Raiz” (Brasil/Cabo Verde, documentário infanto-juvenil, 13×13’) na TV Brasil e rede EBC, a qual também será veiculada depois por canais em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal. 

CENTRO DE IMAGEM E SOM é uma associação cultural sem fins lucrativos, que realiza projetos culturais e audiovisuais desde 2001 a partir do Tocantins. Atua em parceria com a Jubalina Produções em projetos como Mostra Dia da África, Festival Chico de Cinema do Tocantins, Núcleo Criativo Araguaia e Hub de internacionalização Hereafter Amazonia.

Sinopses do Filmes

Latitude Fênix (ficção, 14’58”, 2024)

Dirigido por Welket Bungué

Propõe um encontro especulativo entre o Barão de Água Izé, o primeiro nobre das colônias portuguesas do século XIX, de ascendência mista europeia e africana, e Maria Correia, a Princesa Negra da Ilha do Príncipe no século XVIII. Transcendendo espaço, tempo e linguagem, o encontro debate questões de culpabilidade, poder e exploração da terra e dos corpos negros.

Amolê Pedaço (ficção, 12’42”, 2022)

Dirigido por Jaquilza Gomes

Conta a história de Sandro, jovem de 16 anos vê a sua vida mudar-se drasticamente quando descobre que é adotado. As outras decepções da vida levou o bom e estudioso menino a tornar alguém deprimido. Mas tudo mudou graças a alguém que não desistiu dele.

Ela e Ele (ficção, 27’10”, 2024)

Dirigido por Daiana Ricardo

Apresenta uma história de resiliência, onde uma jovem se vê imersa em um contexto social complexo e enfrenta escolhas difíceis. A narrativa oferece uma visão profunda e eletrizante, na qual a protagonista encontra uma força inesperada para superar as adversidades.

Chama-me Maria (documentário, 34’05, 2022”)

Dirigido por Jéssica Lima

Inês, Salvador e Nelsia, filhos de Maria De Lurdes relatam em primeira mão os acontecimentos que culminaram na morte da mãe – Maria – pelas mãos do ex-companheiro. Em paralelo, depoimentos de entidades públicas e jurídicas, que em conjunto, tentam identificar a lacuna deste quebra-cabeças que resultou em mais uma vida perdida pelo feminicídio.

Serviço

O quê? II Mostra Dia da África

Onde? Cine Cultura (Fundação Cultural de Palmas)

Quando? Dia 25/05 às 18 horas.

*Classificação 14 anos | Entrada gratuita*

Fonte: Executiva Jubalina Produções

Adicionar aos favoritos o Link permanente.