Homem procurado por matar caseiro em Luzimangues é preso após tentativa de homicídio no Pará

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil divulgou a imagens e informações do crime na tentativa de localizar o suspeito – Foto: DICOM SSPTO

Cícero Torres da Silva, 52 anos, que era procurado pela Polícia Civil do Tocantins, foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira, 22, na cidade de Uruará (PA), após diligências da Polícia Militar do Pará. Cícero é investigado por crime de homicídio ocorrido em 26 de novembro do ano passado, na zona rural do Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

“Na cidade de Uruará, Cícero teria se envolvido em uma tentativa de homicídio, sendo capturado pela Polícia Militar da cidade que realizava diligências em relação ao caso. Ao consultar os bancos de dados, verificaram a existência do mandado de prisão em aberto pelo crime cometido aqui no Tocantins e entraram em contato com a 72ª Delegacia de Porto Nacional/Luzimangues para comunicar a prisão”, informa o delegado-chefe da 72ª DP, Diogo Fonseca da Silveira.

O investigado encontrava-se foragido desde a morte de Benevenuto Alves Noronha, ocorrida na noite do dia 26 de novembro de 2024, na Fazenda Mendi Pinto, localizada no Povoado Vale do Paraíso, no Distrito de Luzimangues. 

O delegado destaca que a investigação iniciou imediatamente após o crime, a partir do registro da ocorrência feito pelo irmão da vítima. Conforme apurado, no dia do crime, Cícero e Benevenuto, acompanhado de seu irmão, estavam bebendo em um bar na região e, em determinado momento, foram para casa jogar baralho.

“Este irmão da vítima disse que foi embora e os dois permaneceram na casa. As investigações apontaram que, durante a madrugada, autor e vítima entraram em uma discussão que evoluiu para agressão, tendo o autor desferido alguns golpes de faca na vítima. O corpo de Benevenuto foi encontrado em meio a um matagal próximo à residência onde ele morava. Ele era caseiro do local, assim como o autor, que também trabalhava na região”, relembra o delegado.

Testemunhas indicaram o envolvimento direto de Cícero Torres da Silva, inclusive apontando que ele teria confessado informalmente o crime a terceiros. Durante este período, o investigado ainda chegou a ameaçar parentes da vítima, gerando temor entre os familiares. “Posteriormente, tivemos acesso a um áudio, no qual o próprio Cícero confirma a ação. Além disso, na residência onde Cícero morava, foram encontrados documentos e outros objetos que auxiliaram na identificação do autor do crime”, destaca o delegado.

Diante dos indícios de autoria e materialidade, a autoridade policial representou pela prisão preventiva de Cícero, a qual foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário. “A Polícia Civil do Tocantins segue comprometida com a elucidação de crimes graves e reitera a importância da cooperação entre os estados para efetividade das ações de justiça e segurança pública. Em breve, o investigado será recambiado para o Tocantins, permanecendo à disposição da justiça que adotará as medidas legais necessárias para responsabilizá-lo quanto ao crime que cometeu”, finalizou.

Fonte: Dicom Segurança Pública

Adicionar aos favoritos o Link permanente.