Com 240 vagas, governo abre inscrições de pós-graduações para educadores da rede estadual e municipal; Saiba como se inscrever!

As inscrições podem ser feitas até 15 de junho – Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), lançou nessa quarta-feira, 21, o edital do processo seletivo para quatro cursos de pós-graduação lato sensu voltados a profissionais da educação da rede estadual e municipal. As inscrições devem ser feitas até 15 de junho. O edital completo pode ser acessado aqui.

A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), no eixo de Formação Profissional, e representa mais um avanço no compromisso do Governo do Tocantins em investir de forma contínua na qualificação dos educadores tocantinenses. 

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 240 vagas para os seguintes cursos: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da parceria com a UFT para a qualificação da Educação do Tocantins. “Essa é mais uma iniciativa do eixo de Formação Profissional, que integra o PROFE. Estamos ofertando cursos em áreas estratégicas e muito esperadas pelos nossos professores: gestão escolar, educação digital, bem-estar docente e educação especial. Uma parceria de grande importância com a UFT, que vem contribuindo de forma significativa para a melhoria da educação tocantinense”, afirmou.

O coordenador das pós-graduações, professor Dr. Kelber Abrão, reforçou o convite à comunidade escolar. “Esses cursos foram pensados a partir de um diagnóstico das necessidades dos profissionais da educação do nosso Estado. É uma oportunidade inédita de formação, gratuita e de qualidade, que certamente vai fortalecer a educação tocantinense”, completou.

Quem pode se inscrever

Podem participar candidatos com diploma de graduação em qualquer área. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 33 vagas para servidores da rede estadual (Seduc);
  • 15 vagas para profissionais da rede municipal;
  • 6 vagas para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau);
  • 6 vagas para técnico-administrativos da UFT e candidatos cotistas.

Para os servidores da Seduc, é necessário ser efetivo, estar lotado com carga horária de 180h e exercer funções docentes ou técnicas relacionadas à Educação.

Etapas da seleção

O processo seletivo será composto por três etapas:

– Prova escrita (eliminatória), com aplicação em sete municípios: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional (UFT), Araguaína e Tocantinópolis (UFNT);

– Análise da carta de motivação (classificatória);

– Avaliação do currículo (classificatória).

A nota final será uma média ponderada: prova escrita (peso 5), carta de motivação (peso 3) e currículo (peso 2). A classificação seguirá a pontuação final, respeitando as cotas para ações afirmativas e ampla concorrência.

Formações

A Seduc já desenvolve outras ações de capacitação, como o PROFE Líderes, voltado para a formação de gestores escolares com foco em liderança pedagógica e melhoria da aprendizagem.

A nova oferta de pós-graduações também atende a uma demanda direta dos professores, apresentada durante as audiências públicas de escuta para a construção do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), nas quais a ampliação das oportunidades de formação continuada foi uma das solicitações recorrentes da categoria.

Parceria com a UFT

Este é o terceiro convênio entre a Seduc e a UFT voltado à qualificação profissional. Em 2024, já foram lançados dois mestrados: o Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital, com 20 vagas, e o Mestrado Profissional em Educação, com outras 20 vagas destinadas exclusivamente a servidores da rede estadual.

—  

Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Secom TO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.