Yamaha Tracer 7 2025 é versão sport-touring da MT-07 vendida no Brasil: nova moto estreia na Europa com novo visual, modos de condução e foco em longas viagens

A Yamaha reposiciona a Tracer 7 com mudanças estruturais e eletrônicas para 2025, visando consolidar sua presença no segmento sport-touring. A nova geração traz uma combinação de alterações no design, melhorias na ciclística e recursos de conectividade que alinham o modelo às exigências atuais do mercado europeu. Lançada inicialmente nas versões Standard e GT, a moto passa a atender integralmente às normas antipoluição da Europa.

Pontos Principais:

  • Tracer 7 2025 estreia na Europa com motor CP2 ajustado e mais eletrônica.
  • Painel TFT colorido de 5″ inclui modos de condução e conectividade com celular.
  • Versão GT traz malas laterais, manoplas aquecidas e bolha ajustável.
  • Chassi reforçado e suspensão Kayaba visam estabilidade em viagens longas.

A marca japonesa manteve o foco em entregar uma proposta equilibrada entre agilidade urbana e conforto em longas viagens. As modificações no chassi, no sistema de suspensão e a introdução de modos de condução refletem um avanço no controle e na personalização da pilotagem. Os ajustes foram pensados tanto para usuários diários quanto para motociclistas que percorrem grandes distâncias.

A comercialização da nova Tracer 7 começa em julho de 2025 na Europa, com valores a partir de 8.804 libras na versão básica e 10.104 libras para a versão GT. Os consumidores poderão escolher entre novas combinações de cores, que reforçam a diferenciação entre as variantes da linha.

Motorização e desempenho

A Yamaha revelou a nova Tracer 7 2025 na Europa com motor CP2 atualizado, painel TFT colorido, modos de condução e cruise control como item de série.
A Yamaha revelou a nova Tracer 7 2025 na Europa com motor CP2 atualizado, painel TFT colorido, modos de condução e cruise control como item de série.

O motor da Yamaha Tracer 7 2025 permanece o bicilíndrico paralelo CP2 de 689 cm³, já utilizado em outros modelos da marca como a MT-07. O propulsor entrega 72,4 cv a 8.750 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. A unidade recebeu atualizações na central eletrônica para compatibilidade com as normas ambientais europeias. O virabrequim de 270° é mantido, favorecendo uma entrega de potência mais progressiva.

O sistema de embreagem passou a contar com assistência e função deslizante, resultando em uma alavanca 22% mais leve. A proposta visa melhorar a experiência em congestionamentos e reduzir o cansaço em viagens prolongadas. O tanque de combustível foi ampliado de 17 para 18 litros, o que contribui para aumentar a autonomia entre reabastecimentos.

Esses ajustes garantem que a nova geração mantenha a identidade funcional da linha Tracer, enquanto introduz refinamentos importantes para atender às exigências atuais dos motociclistas europeus.

Eletrônica embarcada e conectividade

O novo painel da Tracer 7 tem tela de 5” com conectividade via app, oferecendo acesso a chamadas, mensagens e navegação curva a curva no celular.
O novo painel da Tracer 7 tem tela de 5” com conectividade via app, oferecendo acesso a chamadas, mensagens e navegação curva a curva no celular.

O modelo 2025 marca a introdução do acelerador eletrônico, que habilita o uso de controle de cruzeiro de série a partir da terceira marcha e velocidades superiores a 45 km/h. A Tracer 7 também passa a contar com três modos de condução: Sport, Street e Custom, permitindo ajustes conforme o estilo de pilotagem ou condições da via.

O painel de instrumentos foi substituído por uma nova tela TFT de 5 polegadas em cores, com maior visibilidade e recursos avançados. A interface agora oferece conectividade com smartphones via Bluetooth, permitindo a visualização de chamadas, mensagens e navegação curva a curva pelo aplicativo MyRide da Yamaha.

Além disso, foi incorporada uma porta USB-C próxima ao painel, recurso funcional em deslocamentos de longa distância e essencial para manter dispositivos carregados em tempo integral.

Estrutura e suspensão

Com reforços no chassi e suspensão ajustável, a Tracer 7 2025 foi pensada para oferecer mais estabilidade em curvas e estradas de alta velocidade.
Com reforços no chassi e suspensão ajustável, a Tracer 7 2025 foi pensada para oferecer mais estabilidade em curvas e estradas de alta velocidade.

A base estrutural da Tracer 7 passou por revisões que ampliaram a rigidez torcional, longitudinal e lateral do chassi. O braço oscilante foi alongado em 40 mm, solução que favorece a estabilidade do conjunto em curvas e trajetos de alta velocidade. As alterações foram aplicadas tanto na versão Standard quanto na GT.

Na suspensão dianteira, o modelo GT conta com garfos Kayaba invertidos de 41 mm com regulagem de retorno. Já a versão Standard adota os mesmos garfos, porém sem ajuste. Ambas as versões utilizam monoamortecedor traseiro com pré-carga ajustável, adaptando a resposta da suspensão conforme a carga transportada.

As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus Michelin Pilot Road 6 GT, reconhecidos por oferecer boa aderência em diferentes condições climáticas.

Equipamentos da versão GT

A versão GT da Tracer 7 traz diferenciais como malas rígidas, assento mais confortável, manoplas aquecidas e bolha ajustável para uso em longas viagens.
A versão GT da Tracer 7 traz diferenciais como malas rígidas, assento mais confortável, manoplas aquecidas e bolha ajustável para uso em longas viagens.

A versão GT da Tracer 7 incorpora elementos de conforto e conveniência voltados a viagens de média e longa distância. Entre os itens de série estão malas rígidas laterais, com capacidade para armazenar um capacete cada. O suporte é feito em estrutura de alumínio, favorecendo resistência e leveza.

O para-brisa da versão GT é maior e ajustável, com proteção ampliada contra o vento. O assento também foi alterado, utilizando espuma de maior densidade, visando reduzir a fadiga em percursos prolongados. Outro diferencial é a inclusão de manoplas aquecidas com três níveis de temperatura.

O modelo GT oferece ainda ajuste remoto da pré-carga do amortecedor traseiro e cavalete central, o que facilita operações de manutenção e estacionamento em terrenos inclinados.

Design e acabamentos

Visualmente, a Tracer 7 2025 apresenta carenagens redesenhadas com linhas mais suaves em comparação à geração anterior. O conjunto óptico dianteiro em LED recebeu novo formato com projetores duplos e filetes DRL, ampliando a assinatura visual da moto. A lanterna traseira também foi atualizada, mantendo o conjunto coeso.

As cores disponíveis na versão Standard são Vermelha (Redline) e Preta (Midnight Black). Já a versão GT poderá ser adquirida nas combinações Azul com Cinza (Icon Performance) e Preta (Tech Black), com detalhes como garfos dianteiros em dourado.

Os ajustes estéticos acompanham as evoluções mecânicas e eletrônicas, conferindo identidade própria ao modelo sem descaracterizá-lo como uma sport-touring.

Mercado e disponibilidade

A Yamaha anunciou que a Tracer 7 2025 será vendida exclusivamente na Europa a partir do segundo semestre do ano. Até o momento, não há indícios de que o modelo seja lançado no Brasil. A marca continua investindo em segmentos de baixa cilindrada no País, com destaque para a futura produção nacional da Ténéré 700.

A ausência da Tracer 7 no mercado brasileiro contrasta com a demanda de consumidores que buscam uma alternativa à MT-07 com foco em conforto e autonomia para viagens. A decisão parece seguir a estratégia da Yamaha de concentrar sua oferta nacional em motos urbanas e aventureiras.

No cenário europeu, o preço da Tracer 7 parte de 9.199 euros, enquanto a versão GT tem valor inicial de 10.199 euros. A diferença em relação à MT-07 é justificada pelos recursos adicionais e equipamentos voltados ao turismo de longa distância.

Fonte: Motociclismoonline e Oantagonista.

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