O Peugeot 208 híbrido já circula em testes no Brasil e deve estrear oficialmente entre julho e agosto de 2025, trazendo novidades importantes para o mercado de hatches compactos. Equipado com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv, o mesmo usado nos Fiat Pulse e Fastback, o modelo adota o sistema híbrido leve (MHEV) de 12 volts que promete ganhos de eficiência e menor emissão de poluentes.
Pontos Principais:
- Flagrado em testes em Belo Horizonte com o emblema “Hybrid Turbo 200”.
- Motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm com câmbio CVT de 7 marchas simuladas.
- Adota sistema híbrido leve com bateria de 12V e tecnologia MHEV da Stellantis.
- Design mantém estilo da versão GT com painel digital exibindo dados do sistema.
O flagrante do novo Peugeot 208 híbrido aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, sem qualquer camuflagem e com um emblema na traseira indicando “Hybrid Turbo 200”. Isso confirma que o modelo utilizará o conjunto mecânico já presente nos Fiat Pulse e Fastback, todos da Stellantis. Trata-se de uma estratégia da fabricante para unificar tecnologias e ampliar a eletrificação de sua frota no Brasil.
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A motorização do modelo inclui o já conhecido propulsor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que gera até 130 cavalos e torque de 20,4 kgfm. Ele será acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT que simula sete marchas. O diferencial está na adição do sistema híbrido leve (MHEV), que utiliza um motor-gerador BSG (belt starter generator) para auxiliar nas partidas, acelerações e operar o sistema start-stop.
Esse sistema híbrido leve, apesar de não permitir tração 100% elétrica, é capaz de reduzir o consumo em ciclos urbanos e contribuir para emissões mais baixas. A energia é armazenada em uma bateria de íons de lítio de 12V com 11 Ah, instalada sob o banco do motorista, e complementada por uma bateria de chumbo-ácido de 12V e 68 Ah. A atuação do sistema também visa suavizar o funcionamento do motor térmico.
No interior, o 208 híbrido deve repetir o acabamento da versão GT, com destaque para o painel digital 3D de 10 polegadas, no estilo i-Cockpit. Ele exibirá gráficos relacionados ao fluxo de energia, status do sistema híbrido e nível de carga da bateria, além de outras informações de condução em tempo real. A versão híbrida se concentrará nas versões intermediária e topo de linha, como a Allure e a GT.
Embora a previsão inicial fosse lançar o modelo em maio de 2025, ajustes finos no sistema híbrido motivaram o adiamento. A Stellantis optou por utilizar dados dos Fiat Pulse e Fastback para calibrar com mais precisão o conjunto aplicado no hatch da Peugeot. Esse processo é essencial para garantir desempenho adequado e máxima eficiência no uso urbano, principal foco do modelo.
A estratégia de eletrificação da Peugeot não é isolada. Com o aumento da oferta de veículos híbridos no Brasil e metas de redução de emissão, o grupo aposta no MHEV como uma ponte acessível entre os modelos a combustão e os elétricos puros. O preço do novo 208 híbrido deve ser cerca de R$ 2 mil superior às versões equivalentes sem eletrificação, o que reforça seu posicionamento competitivo.
Fonte: AutoEsporte e UOL.
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