
Apresentação ocorrerá neste sábado (24) e domingo (25) no Teatro Paulo Roberto Lisbôa. Instalação coreográfica ‘Mãe do Corpo’ é realizada em Presidente Prudente (SP)
Estevam Salomão
Em um convite a uma experiência imersiva para entrar em contato com as memórias do período gestacional, a instalação coreográfica “Mãe do Corpo” promove duas sessões neste sábado (24) e domingo (25) no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, localizado no Centro Cultural Matazzo, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP). A entrada é gratuita, entretanto, haverá a distribuição de ingressos meia hora antes de cada apresentação.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a idealizadora do projeto, a artista Emanuella Kalil, “Mãe do Corpo” é um sinônimo para útero, mas também se refere à forma sutil e imaterial do órgão, para algumas comunidades tradicionais.
Por isso, no formato de uma instalação coreográfica, o trabalho convida os participantes a uma experiência sensorial e imersiva.
“Esse trabalho transforma a arquitetura daquele espaço na anatomia de um corpo feminino. É isso que fazemos para tratar da forma com que a gente vem ao mundo, por isso, ele pode ser fruido por qualquer pessoa”, explicou a Emanuelle ao g1.
Além disso, a proposta da instalação é um rito artístico para cuidar, com arte, de aspectos relacionados à gestação e ao nascimento.
O elenco foi composto durante a vivência de dança terapêutica voltada para mães que fez parte do projeto, em 2024. Desde então, surgiu a Companhia das Mães, coletivo que compartilha saberes e colabora em produções.
Instalação coreográfica ‘Mãe do Corpo’ é realizada em Presidente Prudente (SP)
Estevam Salomão
Uso dos cinco sentidos
Segundo Emanuella, a instação convida o espectador a visitar aspectos da própria festação, de forma que explora todos os sentidos.
“Não é um trabalho para só fruir pelo visual, não é um trabalho que você vai se sentar na plateia e assistir a um espetáculo. Proponho uma experiência de todos os sentidos, de contato com essas memórias que ficam registradas no nosso corpo desse momento tão inicial da vida”, detalhou ao g1.
Por isso, ao propor o trabalho, a artista compartilhou que sua ideia é propor um convite para as pessoas entrarem em contato com elas mesmas.
“A minha ideia ao propor esse trabalho, é convidar as pessoas para uma pausa, porque a gente tem sempre um dia a dia tão corrido, muitas vezes. no automático, porque ficamos muito em celular, em tela e em redes sociais. E, esquecemos, às vezes, de parar para sentir nosso próprio corpo, para sentir como a gente está. Esse trabalho é um convite para isso. Para a gente refletir, para cada um, como está sua vida, como você está, o que você está sentindo, quem é você. É um trabalho que vai perguntar para cada um, mais do que chegar e mostrar uma coisa pronta, a minha ideia é convidar esse espectador, essa pessoa que participa a criar o seu próprio ato estético”, explicou Emanuella.
Instalação coreográfica ‘Mãe do Corpo’ é realizada em Presidente Prudente (SP)
Estevam Salomão
A artista ainda citou que, para a execução da instalação, se inspira no discurso da pintora e escultora brasileira, Lygia Clark (1920 – 1988), que diz que “não gostava de dar algo pronto, mas, sim, convidar a pessoa a construir”.
“Eu acho que a importância do trabalho é nesse sentido, de propor essa pausa, de convidar as pessoas a pararem, a respirarem um pouco, a ver como elas estão, a fruir cultura, a fruir a arte”, completou.
Ainda segundo Emanuella, a arte e a cultura são fundamentais para a vida, uma vez que te ajudam a entrar em contato consigo mesmo.
“A minha ideia é isso: trazer um momento para as pessoas olharem para si mesmas. O tema é a forma com que a gente vem ao mundo, a forma com que a vida se inicia, esse momento de muita magia”, finalizou ao g1.
VEJA TAMBÉM:
‘Mãe do Corpo’: Vivência artística proporciona experiências terapêutica e sensorial a mulheres, em Presidente Prudente
Instalação convida público a viver experiências sensoriais e imersivas sobre gestação e nascimento, em Presidente Prudente
Instalação coreográfica ‘Mãe do Corpo’ é realizada em Presidente Prudente (SP)
Estevam Salomão
Programação
A instalação será realizada no sábado e no domingo, com calssificação indicativa para maiores de 18 anos. Veja os horários:
Sábado (24)
A sessão ocorrerá às 20h, com espaço para crianças, enquanto pais, mães e responsáveis vão ao teatro.
Domingo (25)
A sessão ocorrerá às 19h, com audiodescrição e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação, em frente ao Teatro Paulo Roberto Lisbôa, que fica no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.