A apresentadora Mariana Gross deu uma notícia triste durante o RJ1 desta quarta-feira (21). No telejornal exibido pela Globo no Rio de Janeiro, Mariana informou aos telespectadores sobre o falecimento de uma querida atriz brasileira. “Morreu hoje, aos 96 anos, a atriz Dorinha Duval”, disse a jornalista.
A notícia foi divulgada pela filha de Dorinha, a também atriz Carla Daniel, por meio de uma postagem nas redes sociais. Com uma carreira marcante na televisão, Dorinha foi uma das grandes pioneiras da teledramaturgia no Brasil e será lembrada por gerações.
Trajetória de Dorinha Duval
Nascida em 1929, em São Paulo, Dorinha começou sua carreira artística nos anos 1940 como cantora, ao lado do pianista Moacyr Peixoto, irmão de Cauby Peixoto. Seu talento e carisma logo a levaram para as radionovelas e, posteriormente, para a televisão, onde se destacou em papéis importantes nas décadas de 1960 e 1970.
Na TV Globo, teve passagens memoráveis por novelas como Verão Vermelho, Selva de Pedra, O Bem-Amado e Irmãos Coragem, que ajudaram a consolidar o sucesso da emissora. Antes disso, trabalhou na extinta TV Tupi e no rádio, sendo uma figura muito conhecida do público da época.
Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo
Dorinha também ficou marcada por ser a primeira intérprete da personagem Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nos anos 1980, sua trajetória artística foi interrompida após ser condenada pelo assassinato de seu então marido, Paulo Sérgio Alcântara.
A atriz foi sentenciada a seis anos de prisão, mas cumpriu apenas oito meses em regime semiaberto. Depois do episódio, afastou-se da televisão e passou a se dedicar às artes plásticas, principalmente à escultura. Carla Daniel, ao anunciar a morte da mãe, disse que, apesar da tristeza, sentia alívio por sua partida e destacou os bons momentos que Dorinha proporcionou ao público brasileiro.