
O aposentado João Muniz, de 75 anos, acordou e saiu da intubação depois de 12 dias em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi (HRG), segundo a família. Ele foi espancado com socos e chutes após parar em rua da cidade e tentar ajudar um casal que caiu de bicicleta.
“Ele [João] ainda se encontra na UTI porque está aguardando a liberação de um quarto. Mas saiu da intubação e consegue entender o que falamos, pedimos para ele apertar a nossa mão se ele entender, porque ainda não está conversando devido estar sonolento”, disse um parente, que pediu para não ser identificado por medo.
João Muniz foi internado na UTI do HRG no dia 7 de maio, dias após ser espancado no meio de uma rua em Gurupi. Conforme a família, ele saiu da intubação no domingo (18).
Idoso tentou ajudar casal após queda
A agressão contra o João Muniz aconteceu na tarde do dia 3 de maio, no setor Vila Nova, de acordo com a polícia. Uma câmera de segurança registrou o momento das agressões e o suspeito de 20 anos foi preso em flagrante por lesão corporal grave.
Nas imagens, é possível ver o João Muniz descendo a Rua 3 em uma bicicleta. O suspeito e uma mulher seguiam na mesma direção, em outra bicicleta, até baterem no meio-fio e caírem.
João Muniz parou do outro lado da rua e ficou observando o casal, quando o suspeito se aproximou e o agrediu com socos e chutes. O áudio da gravação mostrou que o aposentado tentou ajudar.
É possível ouvir o idoso tentando conversar com o suspeito após o acidente: “Eu só tô perguntando se machucou [sic]”, disse o idoso antes de ser empurrado da bicicleta.
Depois disso, o suspeito começa as agressões e responde: “Olha o que eu machuquei aí”. A vítima tenta revidar, mas é atingida com um soco e cai. Logo depois, o agressor ainda dá um chute na cabeça do idoso.
João Muniz foi encontrado inconsciente, com lesões na cabeça e sangramento no nariz e boca. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferido para o Hospital Regional de Gurupi.
Durante o depoimento, após ser levado à delegacia, o suspeito alegou que estava passando pela via de bicicleta com sua companheira quando, ao caírem da bicicleta, foi surpreendido com um murro no rosto pela vítima. E por isso, teria revidado a agressão contra o idoso.
Segundo a SSP, testemunhas informaram a identidade do suspeito, que foi localizado e preso. Ele foi autuado em flagrante por lesão corporal de natureza grave e encaminhado para a Unidade Prisional de Gurupi, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso está sendo investigado pela 87ª Delegacia de Polícia de Gurupi.
Fonte: g1 Tocantins