Can-Am Canyon 2025: a aventura fora de estrada redefinida em três rodas

O ano de 2025 marca a chegada de uma novidade intrigante e audaciosa para o segmento de veículos de três rodas: o Can-Am Canyon. Este lançamento promete expandir os horizontes da aventura, oferecendo uma proposta “all-terrain” para quem busca a emoção do off-road leve com a estabilidade de três rodas.

Aventura inédita

O coração do Can-Am Canyon bate com o já conhecido e robusto motor Rotax 1330 Ace de 3 cilindros, o mesmo que equipa os consagrados modelos Spyder e Ryker. Ele entrega um pico de 115 cavalos de potência e 13,5 kgf.m de torque, garantindo desempenho consistente e responsivo. A transmissão é uma caixa semiautomática de 6 velocidades, operada por um conveniente câmbio de dedo ao lado esquerdo do guidão. É um sistema que a Can-Am domina há anos em seus veículos de três rodas: você sobe as marchas manualmente (com o botão “mais”), mas o Canyon se encarrega de reduzi-las automaticamente conforme a velocidade diminui. Se preferir mais controle, pode reduzir as marchas manualmente a qualquer momento.

Para a segurança, os freios são da renomada Brembo, integrados para atuar nas três rodas através de um único pedal de freio, localizado no lado direito. Isso significa que não há alavanca de embreagem nem alavanca de freio nas manoplas, simplificando a operação e aumentando a confiança, especialmente para quem está começando ou vem de veículos automáticos. Infelizmente, o Canyon não conta com tração nas três rodas, uma característica que muitos entusiastas gostariam de ver em uma futura versão.

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Versões para cada aventureiro

O Can-Am Canyon chega em três versões distintas para 2025:

Canyon Base: Esta versão de entrada não inclui bagagem e vem com suspensão padrão. No entanto, ela já oferece uma distância ao solo maior e um curso de suspensão superior aos modelos Spyder ou Ryker, com amortecedores Sachs Big Bore na dianteira e uma configuração de braço oscilante na traseira. A distância ao solo é de 16 cm (6,3 polegadas), quase 5 cm a mais que o Spyder RT.

Canyon XT: Um passo acima, o XT adiciona uma espaçosa caixa superior e duas caixas laterais rígidas de alumínio com um visual de alumínio bruto, robusto e aventureiro. A suspensão é a mesma da versão base.

Canyon Redrock: O topo de linha Redrock eleva o nível com as mesmas caixas de bagagem, mas com acabamento na cor do veículo (atualmente um atraente verde fosco para 2025), o que lhe confere um visual ainda mais integrado e sofisticado. A grande diferença aqui é a inclusão de uma suspensão KYB semi-ativa, que promete uma condução ainda mais macia e adaptável. Além das suspensões e bagagem, todos os Canyons contam com pedais de enduro antiderrapantes e um riser de guidão, elementos que tornam a pilotagem em pé mais fácil e confortável – essencial para encarar terrenos acidentados.

Não é off-road puro, é “All-Terrain”

A Can-Am é muito clara quanto ao posicionamento do Canyon: ele não foi concebido como um veículo off-road puro para rastejar sobre pedras ou atolar na areia profunda. A própria equipe de engenharia adverte que, nesse tipo de uso extremo, “você vai ficar preso”. Em vez disso, a Can-Am o define como um veículo “todo-terreno” (all-terrain). Isso significa que ele é perfeito para estradas de terra, estradas de cascalho e aquelas “estradas primitivas” onde as placas avisam para pilotar com cuidado. Em um teste recente, a capacidade do Canyon em uma mistura de asfalto, terra e lama escorregadia foi notável.

Mesmo em condições adversas, como chuva intensa e lama, o Canyon se mostrou surpreendentemente capaz. O Sistema de Estabilidade do Veículo (VSS) da Can-Am, com seus auxílios eletrônicos conectados à IMU, funcionou perfeitamente, assim como os freios Brembo e os pneus XPS Adventure, garantindo controle e segurança. As manoplas aquecidas de cinco níveis, que vêm de série em todos os Canyons, adicionaram um conforto essencial durante a pilotagem em condições frias e úmidas.

A experiência de pilotagem do Canyon, especialmente em terrenos mistos, foi descrita como “emocionante”. A confiança do piloto cresce rapidamente, mesmo para aqueles com pouca experiência off-road em duas rodas. A estabilidade das três rodas, combinada com os pneus apropriados e a intervenção equilibrada dos auxílios eletrônicos, torna a exploração de estradas desafiadoras uma experiência acessível e divertida.

O que você achou da proposta do Can-Am Canyon? Ele te faria explorar novos caminhos? Deixe seus comentários.

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