Foi com emoção, mas Hugo Calderano conseguiu a vaga nas oitavas de final do Mundial de tênis de mesa em Doha, no Catar. O brasileiro saiu atrás no placar, mas derrotou o cazaque Kirill Gerassimenko por 4 a 2, com parciais de 9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7. Com a vitória, Hugo enfrenta o nigeriano Quadri Aruna pela classificação às quartas de final do Campeonato Mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Kirill Gearassimenko começou melhor na partida. O cazaque, que é o 59º colocado do ranking mundial, fez um bom primeiro set, com agressividade no saque e precisão na hora de definir os pontos para vencer a primeira parcial. Já no segundo, os dois foram se alternando na liderança do placar, até Gerassimenko fechar o set pela diferença mínima no 11/9.
O cazaque fazia uma grande partida e pressionou Hugo Calderano com o 2 a 0 no placar. Mas o brasileiro manteve a calma e iniciou a reação no terceiro set, onde dominou a parcial e venceu por 11/5. Os sets seguintes foram mais equilibrados, mas Calderano conseguiu, aos poucos, encontrar soluções para combater o plano tático do cazaque e responder as bolas onde o Gerassimenko o incomodou nos primeiros sets. Com 12/10, 11/9 e 11/7 nas parciais finais, Hugo Calderano concretizou a virada e avançou para as oitavas de final do Mundial de tênis de mesa. “É difícil sair atrás de 2 a 0. Ele começou a partida muito bem e eu não conseguia encontrar meu ritmo. Mas continuei acreditando no meu jogo e comecei a ir jogando melhor quando precisei”, analisou o brasileiro após a partida.
Duelo contra nigeriano nas oitavas
Com a chegada nas oitavas de final, Hugo Calderano terá adversários mais difíceis pela frente. Cabeça de chave número 3 do Mundial, o brasileiro joga na próxima fase contra Quadri Aruna, da Nigéria. O nigeriano é tricampeão africano e número 31 do ranking mundial.
Os dois atletas se enfrentaram quatro vezes. Hugo Calderano venceu os dois primeiros confrontos: 3 a 1 no WTT Finals de 2021 e 4 a 0 nas quartas de final do Smash de Singapura em 2023. Em 2024, Aruna conseguiu sua primeira vitória sobre o brasileiro, um 3 a 2 nas oitavas de final do WTT Finals. Os dois se encontraram pela última vez no começo deste ano, no Smash de Singapura, com vitória de Hugo Calderano por 3 a 1.
O post Hugo Calderano ganha de virada e vai às oitavas do Mundial apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.