‘Sou+Bauru’: zoológico municipal é referência em reprodução de espécies em extinção


Zoo de Bauru (SP) faz parte de plano de manejo de animais ameaçados em extinção, como o sauim-de-coleira e o sagui-da-serra-escura. Essa reportagem faz parte do projeto “Sou+Bauru”, uma iniciativa da TV TEM que celebra os aspectos positivos da cidade e fortalece o orgulho de ser bauruense. ‘Sou+Bauru’: zoológico municipal se prepara para celebrar 45 anos de história
Um dos grandes orgulhos de Bauru são os 20 hectares que abrigam mais de 700 animais no Zoo de Bauru, referência nacional no plano de manejo de espécies ameaçadas em extinção.
Neste ano, o zoológico comemora 45 anos de existência em agosto, e a TV TEM produziu uma matéria que integra as reportagens especiais do projeto ‘Sou Mais Bauru, que celebra os positivos da cidade e fortalece o orgulho de ser bauruense. Confira o vídeo completo acima.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A construção do local teve início em 1977, bem ao lado do Jardim Botânico Municipal, que conserva 280 hectares de cerrado, representando uma das maiores reservas desse bioma no estado. São mais de 170 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e peixes.
Em 2024, os animais do Zoo deram boas-vindas a 14 novos moradores, incluindo animais de espécies em extinção por meio de uma parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Espécie está entre os 25 primatas mais ameaçados no mundo
Fernando Magnani
Inclusive, o local foi o primeiro zoológico do Brasil a a conseguir a reprodução de um pinguim, no dia 16 de dezembro de 2013. Foram mais de 20 anos de estudos e sete tentativas de incubação para conseguir o feito, o primeiro de muitas realizações no campo.
“Alguns animais vieram de outras instituições, de outros zoológicos, então nós temos um trabalho muito bacana com a parte de conservação e pensando sempre no melhor para os animais e para atender o público com um lado educativo”, diz Samantha Pereira, diretora da instituição que entrou no quadro de funcionários como estagiária, em 2004.
‘Sou+Bauru’: zoológico municipal é referência em reprodução de espécies em extinção
TV TEM
Além das espécies em extinção, o Zoo trabalha com outros animais resgatados, como um filhote de tatu que passou recentemente por uma criação artificial na instituição.
A veterinária Fernanda Mara Aragão, em entrevista a TV TEM, explica a importância desse trabalho: “O zoológico tem uma importante função de auxiliar na pesquisa, principalmente quando a gente fala de biologia, de clínica, de manejo, de diversas espécies animais. Não conseguimos fazer pesquisas muito aprofundadas em animais de vida livre, então acaba que os animais que estão presentes nos zoológicos têm um papel muito importante de fornecer esses dados biológicos.”
‘Sou+Bauru’: zoológico municipal é referência em reprodução de espécies em extinção
TV TEM
A instituição também é um local para passeio e diversão das crianças, que conseguem aprender mais sobre a fauna e flora do local a partir de um passeio educativo pelo Zoológico, misturando brincadeira e educação.
As árvores, mudas e jardins que embelezam a paisagem são cuidadas pelas mãos Valdeci Miguel, o jardineiro do Zoo há quase 35 anos.
“Eu me emociono de falar que eu trabalho no zoo, gosto de trabalhar e adoro falar que eu trabalho aqui. Eu falo que eu trabalho no lugar mais bonito de Bauru”, finaliza.
O zoológico de Bauru fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232. Ele funciona de terça a sexta-feira das 8h às 16h e de sábado, domingo e feriados das 8h às 17h. Abertura às segundas-feiras apenas em janeiro, julho, dezembro e feriados. O ingresso custa R$ 7 para crianças a partir de 5 anos e adultos.
‘Sou+Bauru’: zoológico municipal é referência em reprodução de espécies em extinção
TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.