São João de Caruaru deve gerar R$ 690 milhões para a economia local


O polo principal da festa é o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Aos pés de Gonzagão, cerca de 70 mil forrozeiros devem passar por noite, com público itinerante chegando na casa das 120 mil pessoas. Caruaru, em Pernambuco, inicia as celebrações de São João
2025 está quase chegando na metade. Um sinal claro disso é que já tem festa de São João em uma parte do Nordeste.
As bandeirinhas tremulando anunciam o período festivo. Pelo terceiro ano seguido, o São João de Caruaru, no município do Agreste de Pernambuco, começou nas comunidades rurais.
“O São João da roça é tudo o que um artista também quer: participar, cantar para um homem da roça, porque vem prestigiar o artista”, diz o cantor Nerilson Buscapé.
“Começamos desde o dia 25 de abril em 13 comunidades da zona rural de Caruaru, levando quadrilha junina, grupo de boi, artistas, bandas de pífanos, trio e muito forró tradicional, que é isso que move Caruaru”, conta Herlon Cavalcante, presidente da Fundação de Cultura de Caruaru.
Na área urbana, são mais 14 pontos de celebração. O polo principal da festa é o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Aos pés de Gonzagão, cerca de 70 mil forrozeiros devem passar por noite, com público itinerante chegando na casa das 120 mil pessoas. Ao todo, a cidade espera receber 3,8 milhões de visitantes no período que compreende de 31 de maio a 28 de junho.
E a estrutura já está sendo montada. O palco principal deve ter 63 m de largura e 20 m de altura, para abrigar artistas nacionais e internacionais. Entre os nomes que vão se apresentar estão Wesley Safadão, Ivete Sangalo, Natanzinho Lima, Xand Avião, Matheus e Kauan e Léo Santana. A rede hoteleira comemora.
“A gente começou a abrir as vagas de reserva desde esse início de ano e já, desde o mês passado, que tem muitas vagas que já não têm mais datas”, diz a gerente de hotel Fernanda Soares.
A festa deve gerar R$ 690 milhões para a economia local e criar 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Porque Caruaru já é conhecida nacionalmente, mundialmente, pela capital do forró. E quando se pensa em Caruaru, se pensa naquela camisa xadrez, naquela camisa bem alinhada para o São João e para qualquer tipo de festividade junina”, diz o empresário Noeliton Lima.
De comidas típicas gigantes a quadrilhas juninas, por lá tem cultura, tradição e muito forró.
Caruaru, em Pernambuco, inicia as celebrações de São João
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Aniversário de 168 anos de Caruaru: veja FOTOS do antes e depois de 5 pontos históricos da cidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.