Sistema do Detran-PI apresenta instabilidade e usuários relatam dificuldades no atendimento


Segundo Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), instabilidade é provocada pela transição e mudança do sistema de veículo. Falhas no Detran: sistema está instável e população reclama do atendimento
Usuários do sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí relatam prejuízos após dificuldades no atendimento desde o início do mês de maio. Segundo o órgão, uma transição e mudança do sistema de veículo tem provocado instabilidade.
À TV Clube, o taxista Osvaldo Almeida contou que foi pelo menos três vezes à sede do Detran, com a intenção de resolver questões de emplacamento de um novo veículo. Ele precisou pagar multa por atraso no recebimento. “O vencimento era no dia 14 e só vieram me dar no dia 15. Tive que pagar R$ 114 de multa, por culpa deles”, disse.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Outro homem, que preferiu não se identificar, relatou ao g1 que resolveu vender o próprio veículo por estar passando por dificuldades financeiras. Ele encontrou um possível comprador no dia 30 de abril, mas ainda não conseguiu firmar acordo de venda devido a lentidão no sistema.
“O site é o tempo todo fora do ar, mandando aquela mensagem dizendo que o site está temporariamente fora do ar para manutenção. E aí o rapaz não vai pagar o carro porque não tem nenhuma garantia e eu não recebo dinheiro pra pagar minhas contas, comprar alimento”, lamentou o homem.
Segundo a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), responsável pelo serviço, o processo de transição de sistema, iniciado no começo deste mês, é o que está causando a lentidão.
“Uma série de mudanças internas está acontecendo nesse momento no Detran, para a gente poder ter mais controle, segurança, transparência e agilidade no atendimento do cidadão que possui um veículo no estado”, afirmou o presidente da Etipi, Ellen Gera.
Por meio de nota, Detran-PI e Etipi informaram que estão sendo realizados acompanhamentos diários até que todos os serviços estejam funcionando por completo. Caso inconsistências sejam detectadas, ajustes serão providenciados (leia posicionamento ao fim da reportagem).
Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI)
Mariana Alves/G1
Suspensão da exigência e fiscalização da renovação anual do licenciamento de veículos
O Detran-PI chegou a suspender a exigência e fiscalização da renovação anual do licenciamento de veículos. A suspensão tem efeito retroativo à data anterior, 30 de abril. A medida foi tomada devido à transição e mudança do sistema de veículos, e para “garantir igualdade de condições e dar maior segurança ao usuário”.
Licenciamento é o nome mais curto dado ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Este documento é o que garante a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Os órgãos responsáveis costumam exigir a renovação anual do CRLV.
Detran suspende exigência e fiscalização da renovação anual do licenciamento de veículos
Detran-PI
Nota completa do Detran-PI
O Detran-PI e a Etipi, empresa detentora do contrato responsável pela execução dos serviços de atualização do sistema, trabalham de forma conjunta para deixar os serviços 100% disponíveis para a população. Vale pontuar que esta ação visa modernizar e desburocratizar os serviços para o usuário.
Frisamos que a atualização do sistema tecnológico ocorre todos os dias, com ajustes diários sempre que uma inconsistência em um serviço é detectada. Neste momento, o trabalho é de acompanhamento diário até que todos os serviços esteja funcionando por completo.
Reforçamos que o sistema está no ar, operando, e sendo ajustado de forma pontual.
Contamos com a colaboração do usuário piauiense para que muito em breve tenhamos um sistema moderno, leve e de fácil acesso, para facilitar a vida do cidadão, dando mais comodidade e segurança.
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.