Principal nome do futebol brasileiro há três décadas, Marta foi escolhida como a melhor da história pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade informou o Top-10 dela da modalidade no naipe feminino e a camisa 10 e capitã do Brasil terminou em primeiro lugar, a única jogadora do país entre as dez. A lista é dominada por estadunidenses, com três atletas, uma a mais que a presença de alemãs. Quem fecha esse quadro entre as eleitas, na décima posição, é a espanhola Aitana Bonmatí, atual bicampeã do prêmio de melhor do mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em 2023 e 2024.
- Lenda brasileira, Marta é eleita melhor da história pela IFFHS
- Fernando Romboli vence e vai às quartas de final em Hamburgo
- Tamires ganha prêmio Fair Play por atitude em jogo na Olimpíada
- Bruna Takahashi confirma melhor campanha brasileira no Mundial
- Wild vence a primeira partida do qualifying em Roland Garros
Seis vezes melhor do mundo da FIFA
Com 39 anos, Marta regressou à lista de convocadas da seleção brasileira após a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A camisa 10 estava ausente do grupo comandado pelo técnico Arthur Elias desde então. A meia-atacante foi desfalque nos últimos seis jogos, dois amistosos contra Colômbia e Austrália, em 2024, e Estados Unidos, em 2025. Atualmente, a jogadora atua pelo Orlando Pride, clube estadunidense, e retornou ao selecionado verde-amarelo para as partidas diante do Japão, que acontecerão nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com o Brasil, Marta conquistou três medalhas de prata olímpicas (Atenas-2004, Pequim-2008 e Paris-2024), três conquistas da Copa América (2003, 2010 e 2018), um vice-campeonato da Copa do Mundo (2007), e dois ouros dos Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo-2003 e Rio-2007). A atleta alagoana iniciou sua carreira profissional no Vasco da Gama, em 2001. Em solo brasileiro, a camisa 10 atuou também por Santo Cruz (MG) e Santos (SP). No exterior, ela vestiu as camisas dos suecos Umeä, Tyresö e Rosengård e dos estadunidenses Los Angeles Sol, Gold Pride e New York Flash.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Para completar os grandes feitos, Marta soma seis títulos de melhor jogadora do mundo da FIFA, a primeira colocada no futebol feminino. Ela conquistou o prêmio cinco vezes de forma consecutiva, de 2006 até 2010, e mais uma vez em 2018. Essa não é a primeira vez que a brasileira é lembrada pela IFFHS, já que em 2021 ela foi eleita a melhor jogadora da década no período de 2011 à 2020. Na ocasião, a atleta do Brasil superou, pela ordem, Carli Lloyd, Dzsenifer Marozsan, Ada Hegerberg e Alex Morgan na lista de Top-5.
Veja o ranking da IFFHS:
- MARTA (Brasil)
- Mia Hamm (Estados Unidos)
- Christine Sinclair (Canadá)
- Kristine Lilly (Estados Unidos)
- Michelle Akers (Estados Unidos)
- Sun Wen (China)
- Homare Sawa (Japão)
- Heidi Mohr (Alemanha)
- Birgit Prinz (Alemanha)
- Aitana Bonmatí (Espanha)

O post Lenda brasileira, Marta é eleita melhor da história pela IFFHS apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.