Garimpo ilegal ameaça abastecimento de água de 50 mil habitantes em MT


Atividades estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente, segundo a Secretaria de Meio Ambiente. Garimpo ilegal ameaça abastecimento de água de 50 mil habitantes em MT
Reprodução
Uma fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluiu, nessa segunda-feira (19), que um garimpo ilegal localizado em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, está ameaçando o abastecimento de água de cerca de 50 mil habitantes da região.
A operação desativou nove motores diesel de balsas garimpeiras, sendo um escariante, sete antenas de internet Starlink, duas caixas gravimétricas de seis polegadas e oito barras de cano de seis polegadas, utilizados para extração ilegal.
De acordo com a secretaria, as atividades estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente (APP), gerando erosão e sedimentos nos rios Peixoto, Peixotinho e Braço Norte.
Ainda conforme a Sema, no caso do Rio Peixoto, as balsas usadas para o garimpo estavam próximas de captações de água dos munícipios de Matupá e Peixoto de Azevedo, impactando a população de ambos municípios.
Atividades estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente (APP).
Reprodução
A operação, que começou na última sexta-feira (16), a pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), após risco eminente de contaminação da água fornecida à população em razão da atividade garimpeira.
No requerimento enviado à Sema, a Promotoria de Justiça de Peixoto de Azevedo destacou que as polícias Civil e Militar têm registrado diversas ocorrências de garimpo ilegal em Matupá, a 696 km da capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.