Universidade da Maturidade inaugura primeiro polo internacional em Portugal nesta terça-feira, 20

Comitiva de acadêmicos e professores do polo da UMA de Campo Grande embarcou na sexta-feira, 16, para participar da aula inaugural – Foto: Divulgação UMA

A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), inaugura nesta terça-feira, 20, seu primeiro polo internacional, localizado em Soure, no Distrito de Coimbra, Portugal. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges) e contará com a presença da coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, e uma comitiva de 26 integrantes brasileiros, entre professores, pesquisadores e acadêmicos.

O polo da UMA em Portugal já conta com mais de 100 acadêmicos matriculados e oferecerá atividades três vezes por semana, conduzidas por um psicólogo, um educador físico e um gerontólogo, além de aulas, neste primeiro momento, virtuais, com professores que atuam nos polos do Brasil.

Expansão Internacional da UMA

Coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório e os pesquisadores Eduardo Sera e Wesquisley Vidal de Santana também compõem a comitiva – Foto: Divulgação UMA

A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, destaca a importância de um polo no continente europeu. “É uma felicidade para todos nós e um sentimento de orgulho em saber que uma tecnologia social brasileira, tocantinense, está sendo implantada na Europa. Eu, enquanto professora, pesquisadora e entusiasta do envelhecimento humano, acredito que este polo servirá de exemplo para outros países europeus e, logo, teremos mais polos. Com esta parceria, a UMA reafirma seu compromisso com a troca de experiências, o intercâmbio cultural e o fortalecimento de suas iniciativas internacionais”.

Além das atividades regulares, o polo de Soure terá um hub criativo para fomentar as potencialidades dos participantes. Atividades como costura e carpintaria serão incentivadas. O projeto também propõe a criação de espaços intergeracionais para preservar tradições e promover encontros entre gerações.

O coordenador do polo da UMA na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Djanires Neto, fala da importância do momento. “Participar do grupo de professores e acadêmicos para prestigiar essa expansão da UMA é motivo de alegria e emoção. Estamos dando um grande passo rumo a novas descobertas e troca de experiências entre as realidades sul-mato-grossenses, tocantinenses e portuguesas”.

Congresso Internacional

A comitiva brasileira também participará do VIII Congresso Internacional sobre Envelhecimento – AGEINCONGRESS 2025, promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), a ser realizado entre os dias 19 e 25 de maio.

Durante o congresso, a coordenadora Neila Osório e os pesquisadores Djanires Neto, Eduardo Ribeiro Sera e Wesquisley Vidal de Santana irão proferir a palestra UMA – Universidade da Maturidade da Amazônia e do Pantanal. Confira a programação completa do evento no link: https://2025.ageingcongress.com/programa-2025/. 

Fonte: UMA/Comunicação – UFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.