São Paulo anuncia encerramento do time de basquete

Após a eliminação na quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo decidiu encerrar as atividades da sua equipe masculina de basquete profissional. A decisão foi anunciada em uma nota oficial no perfil do clube na manhã desta segunda-feira (19). Além disso, o São Paulo comunicou que qualquer projeto da instituição fora do futebol só será iniciado após a obtenção de recursos prévios.

O projeto atual do basquete tricolor teve início em 2018. Na ocasião, o clube foi vice-campeão da Liga Ouro, garantindo o acesso ao NBB, a principal liga do basquete nacional. E logo nas suas primeiras temporadas o time obteve sucesso. Com terceiro lugar na temporada 2019/2020 (que não foi encerrada oficialmente por conta da pandemia de Covid-19) e o vice-campeonato em 2020/2021. Os principais títulos vieram na temporada seguinte, com o São Paulo vencendo o Campeoanto Paulista e a BCLA, equivalente à Libertadores no basquete.

Queda de investimento e de rendimento em 2 anos

Após o título continental, o São Paulo manteve um bom time na temporada 2022/2023, com vice-campeonatos no NBB e na Copa Intercontinental. Mas o investimento no time caiu em sequência. Nas últimas duas temporadas, o São Paulo contou com um desempenho abaixo da média na temporada regular do NBB, ficando fora do top-10. O time precisou surpreender e derrotar favoritos para avançar às quartas de final das últimas duas temporadas.

Essa última temporada foi marcada pelo pior desempenho do clube desde que chegou ao NBB. O São Paulo fez uma campanha ruim na primeira fase, terminando apenas na 13ª posição com 13 vitórias em 34 jogos. O time melhorou na reta final da temporada, após a demissão do técnico Guerrinha. Fabrício Fernandes conseguiu levar o time até as quartas de final, mas três derrotas para Bauru culminaram na eliminação tricolor. Cinco dias após o fim da temporada para o São Paulo, o clube anuncia o fim do projeto.

Veja abaixo a nota oficial do Clube:

O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade.

O São Paulo agradece a dedicação de todos atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto.

Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção.

O post São Paulo anuncia encerramento do time de basquete apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.