
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, na noite desta quinta-feira, 15, dos shows de abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A programação especial foi realizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com as apresentações do cantor Bruno, da dupla sertaneja Bruno e Marrone; e da banda de forró Limão com Mel.
Na ocasião, o governador destacou a importância da Agrotins para o fortalecimento da economia do estado. “Hoje, vemos na Agrotins a alegria do setor produtivo. Fizemos, por exemplo, o lançamento do rastreamento do nosso rebanho bovino. Todos os animais do Tocantins serão rastreados, o que fortalece a exportação de carne. Da mesma forma, estamos investindo em estrutura para o escoamento de grãos. Esse trabalho está diretamente ligado ao crescimento da Agrotins e da economia tocantinense”, ressaltou o chefe do Executivo estadual, durante coletiva à imprensa.

Com o tema AgroEvolução, a Agrotins 25 anos ocorre no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, até sábado, 17. A feira reúne inovação, tecnologia, sustentabilidade e oportunidades de negócios para produtores, pesquisadores e investidores.
Presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou que o número de visitantes nesta edição da Agrotins já supera em cerca de 20% o público de 2024, o que deve refletir em um volume maior de negócios concretizados. “Este ano, com toda a infraestrutura que o governador nos deu condições de montar, o ambiente da feira está muito mais agradável. Os expositores investiram no layout e os produtores estão animados, fazendo negócios. Há grande movimentação de compras e muitos eventos acontecendo nos 12 auditórios, com atividades simultâneas. É um ano de muito aprendizado, oportunidades e tecnologia”, pontuou o secretário.
Programação

Promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a programação de shows da Agrotins 25 anos também contou com as apresentações dos artistas regionais Rafa do Piseiro e Rony Sertão, que animaram o público.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, reforçou a importância da integração entre negócios e entretenimento no evento. “O governador, desde o primeiro momento, faz essa junção do negócio, do empresarial com o entretenimento. Então, há a importância de entreter as pessoas, mas também de possibilitar um ganho econômico para elas”, enfatizou o secretário.

Com uma barraca de alimentação no local, a comerciante Marilene da Silva também avaliou positivamente a movimentação. “A expectativa é de boas vendas. O público está animado e isso ajuda muito”, declarou.

A tecnóloga Neta Paulino, que participou do evento com a família, elogiou a organização. “Viemos para curtir a festa. Mesmo sendo uma quinta-feira, tiramos um tempinho”, salientou.
Agrotins alimenta quem precisa

A ação Agrotins Alimenta Quem Precisa foi idealizada pela primeira-dama Karynne Sotero em 2024. Na primeira edição, foram arrecadadas mais de 130 toneladas de alimentos não perecíveis, encaminhados a instituições e casas de apoio tocantinenses que atuam com populações vulneráveis.
Neste ano, a arrecadação ocorre tanto durante os shows quanto nos dias de realização da feira. “E aqui no show, inclusive, nós tivemos o Camarote Solidário, onde conseguimos arrecadar mais de R$ 100 mil. Hoje [quinta-feira,15], na Agrotins, arrecadamos mais de 3 mil cestas básicas, então começamos com o pé direito. A Agrotins é esse fenômeno e também é uma feira que está trabalhando o social”, enfatizou a primeira-dama Karynne Sotero.
Reforço na segurança

Para o show de abertura, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) montou um esquema especial de segurança. Foram implementadas diversas modalidades de policiamento, cobrindo toda a área do evento, incluindo acessos, áreas de estacionamento e corredores laterais.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos, instituições de pesquisa e instituições educacionais.
—
Débora Gomes/Governo do Tocantins
Fonte: SECOM – TO Jornalismo