
Estudo ‘Estatísticas do Registro Civil 2023’, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgado nesta sexta-feira (16) e aponta ainda que o Acre teve mais de 14 mil nascidos vivos no estado. Acre é o estado do Brasil com o maior percentual de mães com até 19 anos em 2023
Reprodução/Freepik
Com 21,4%, o Acre é o estado brasileiro com o maior percentual de mães até os 19 anos em 2023. Isto é o que aponta a pesquisa ‘Estatísticas do Registro Civil 2023’, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (16).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Em termos estatísticos, uma em cada cinco mães no Acre tinha até 19 anos na data do parto do ano estudado — e, na prática, mais de três mil crianças, dos 14.147 nascidos vivos em 2023 no Acre, são filhos de mães adolescentes.
O índice estimado segue na média de 2022, quando 3.198 crianças nasceram de mães com 19 anos até a ocasião do parto. Naquela ocasião, o Acre também detinha o maior percentual entre os estados do Brasil.
LEIA MAIS:
Gravidez precoce é uma das principais causas da evasão escolar, diz estudo
O relatório com os indicadores apontam alguns motivos que podem estar relacionados aos altos percentuais de mães até os 19, que incluem:
nível de ensino alcançado
situação de domicílio urbana ou rural
cor/raça da mulher
Veja abaixo o percentual dos dez estados que, proporcionalmente, estão entre os que mais têm mães até os 19 anos, considerando o parto no ano de 2023:
Em contrapartida, o estado acreano está entre os cinco com os menores percentuais de nascimentos cujas mães tinham 30 anos ou mais na ocasião do parto.
Com 29,9%, o Acre fica na frente apenas de Roraima e Maranhão (29%), Amazonas (28,5%) e Pará (27,6%).
Quase 30% dos bebês que nascem no Acre são filhos de mães adolescentes
Nascimentos no Brasil
Em 2023, 2.598.289 pessoas foram registradas em todo o Brasil, sendo que destes:
2.523.267 nasceram no ano de 2023 e foram registradas, no máximo, até o primeiro trimestre de 2024; e
75.022 (o correspondente a 2,9%), são de anos anteriores, sendo 31.069 somente na região Norte.
O estudo fala que houve uma redução de 12% no número de nascimentos, que corresponde a 345.212, em comparação com 2022.
“A redução da natalidade e da fecundidade no Brasil, sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no País nos últimos anos”, destaca o relatório.
No Acre, em contrapartida, foi registrado um aumento de 1,6% no número de nascimentos ocorridos no ano e registrados, sendo um dos nove estados que apresentaram aumento nesse período.
Caso de repercussão no Acre
Adolescente de 14 anos foi filmada por técnica em enfermagem
Em 2023, um dos casos que mais repercutiu sobre gravidez na adolescência foi o de uma adolescente de 14 anos em Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Ela foi gravada, momentos antes do parto, por uma enfermeira do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e o vídeo repercutiu nas redes sociais. (Veja acima)
Narjara Lima, técnica de enfermagem responsável pela filmagem, foi denunciada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por ter filmado e divulgado a menina e se apresentava nas redes sociais como criadora de conteúdo.
Segundo a polícia, a menina foi vítima de estupro de vulnerável pois engravidou, quando ainda tinha 13 anos, de um barqueiro da região. Em depoimento à polícia, a adolescente contou que começou a se relacionar com o suspeito ainda aos 12 anos. Na época, o idoso tinha 68 anos de idade e é conhecido da família.
VÍDEOS: g1