O Maio Amarelo é um movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, onde foi instituída a Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020.
Sendo assim, a cor da campanha é a amarela para simbolizar a atenção dos sinais de trânsito com o intuito de reduzir a violência no trânsito.

Para isso, o pit stop educativo realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), parou motociclistas no centro da cidade de São Paulo para instruir e assim fomentar a segurança no trânsito.
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Tema de 2025
O tema do Maio Amarelo 2025 é “Desacelere seu bem maior é a vida”, que enfatiza a importância de pilotar respeitando os limites de velocidade das vias.
Por outro lado, também tem o mote, “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, que pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da responsabilidade individual e coletiva para um trânsito mais seguro e harmonioso.
Objetivos do Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo tem como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, promovendo uma cultura de segurança e responsabilidade nas rodovias.
Este ano o foco é demonstrar que a velocidade é a grande vilã na causa de acidentes, que ela também aumenta a gravidade nas lesões físicas.
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Outros objetivos do Maio Amarelo são
- Conscientizar motociclistas sobre a importância da segurança no trânsito;
- Reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito;
- Promover uma cultura de respeito às leis de trânsito.
Por sua vez, na blitz os parceiros da Abraciclo oferecem palestras e atividades lúdicas para os motociclistas com o intuito de gerar a consciência de pilotar de forma segura e preventiva, além de demonstrar as consequências da velocidade na pilotagem.
Assim, algumas das atividades oferecidas foram
- Simuladores: embriaguez e velocidade e equilíbrio para demonstrar os riscos de dirigir sob efeito de álcool e a importância de reduzir a velocidade;
- Palestras: sobre segurança viária, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e posicionamento seguro no trânsito;
- Testes: com etilômetro (bafômetro) para mostrar como funciona uma operação de fiscalização;
- Orientações: sobre primeiros socorros, itens observados na fiscalização de pneus e capacetes.
Conheça os parceiros da Abraciclo
- CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego);
- Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito);
- CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo);
- IPEM (Instituto de Pesos e Medidas);
- SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência);
- Corpo de Bombeiros.