
Um total de 8.927 estudantes estão inscritos para fazer, neste domingo (18), as provas da primeira edição de 2025 do Exato — o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Com a nota do exame, os participantes estarão habilitados a participar de processos seletivos para ingressar em cursos de graduação das três instituições federais de ensino superior do Estado — a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal de Educação (IFTO). A previsão é de que pelo menos 1.484 vagas sejam ofertadas pela nota do Exato no segundo semestre letivo de 2025, sendo 1.075 na UFT.
O que levar e o que não levar
Caneta de tinta preta fabricada em material transparente e documento oficial de identificação com foto (original em formato físico) são os itens essenciais para todos os participantes do Exato. A Copese chama atenção, especialmente, para a cor da caneta, pois em provas anteriores os participantes podiam preencher o gabarito com caneta preta ou azul. Agora, a caneta de tinta preta, que é mais escura, é exigida para ser detectada com mais precisão no sistema de correção digital.
Municípios onde acontecem as provas
As provas acontecem em 14 municípios do estado e serão realizadas pela Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese). Todos os municípios com câmpus de uma das três instituições conveniadas terão local aplicação. Os maiores polos são Palmas e Araguaína.
Araguaína
- UFNT – Câmpus de Araguaína (CIMBA) – Av. Paraguai, esquina com Rua Uxiramas, s/nº, Setor Cimba
Araguatins
- IFTO – Câmpus Araguatins – Povoado Santa Tereza, Km 5, s/nº, Zona Rural
Arraias
- UFT – Câmpus de Arraias – Rua Juraíldes de Sena Abreu, s/nº – Bairro Buritizinho (Saída para Palmas)
Colinas
- IFTO – Câmpus Colinas – Av. Bernado Sayão, Chácara Raio de Sol, lote 29B
Dianópolis
- IFTO – Câmpus Dianópolis – Rodovia TO 040, Km 349, Lote 01 – Loteamento Rio Palmeiras
Formoso do Araguaia
- Colégio Estadual Tiradentes – Rua 8, 1133-1215 – Centro
Gurupi
- UFT – Câmpus de Gurupi (Bloco G) – Rua Badejós, Lote 7, Chácara 69/72 – Zona Rural
Lagoa da Confusão
- IFTO – Câmpus Lagoa da Confusão – Rua 2, Quadra 5A, Lote 1, Setor Lagoa da Ilha
Miracema
- UFT – Câmpus de Miracema I (Warã) – Av. Lourdes Solino, s/nº, Setor Universitário (ao lado da rodoviária)
Palmas
- IFTO – Câmpus Palmas – Quadra 310 Sul, Av. LO 05 (esq. com a Av. NS 10), s/nº, Plano Diretor Sul
- UFT – Câmpus de Palmas – Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO 14, Plano Diretor Norte
- UNITINS – Câmpus Graciosa – Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO 14, Plano Diretor Norte
Paraíso
- CEM José Alves de Assis – Rua Bernardino Maciel, 1061 – Centro
Pedro Afonso
- IFTO – Câmpus Pedro Afonso – Rua Ceará, 1441, Setor Zacarias Campelo
Porto Nacional
- UFT – Câmpus de Porto Nacional (Bloco X) – Rua 3, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês
Tocantinópolis
- UFNT – Câmpus de Tocantinópolis (Babaçu) – Rua 6, s/nº, Bairro Vila Santa Rita
“Essa será a segunda edição do Exato, e a primeira com a participação do IFTO e da UFNT, que trazem uma dimensão ainda maior para esse exame. Nós estamos muito felizes de por alcançar mais municípios e estudantes graças a essa parceria”, comenta a coordenadora da Copese, Ana Paula Santos.
Mais de 800 de profissionais estão mobilizados na operação logística de aplicação do Exato, entre fiscais, motoristas, carregadores, porteiros, serviços gerais, profissionais da saúde, coordenadores e supervisores. A Polícia Militar do estado do Tocantins irá colaborar com a segurança dos locais de aplicação, bem como com a escolta das equipes e malotes de prova que serão deslocados para os municípios do interior do estado.
“O desafio logístico para a realização dessa prova é enorme, mas nós estamos preparados e contamos com a colaboração de pessoal das três instituições, além da Polícia Militar, para assegurar a todos os participantes uma prova segura e tranquila”, afirma a coordenadora de logística do Exato, Graciela Barros.
Para garantir a acessibilidade do exame, 109 participantes que solicitaram terão atendimento especial durante a realização da prova, e, de acordo com critérios estabelecidos, poderão contar com recursos diversos como carteira para canhoto, sala especial, possibilidade de amamentar e tempo extra, auxílio de ledor, transcritor ou intérprete, entre outras medidas adotadas pela Copese.
O coordenador-geral do Exato e pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destaca o objetivo principal da implantação do Exato como modelo de ingresso substituto dos tradicionais vestibulares, e orienta os estudantes a manterem a calma nessa reta final. “O Exato é um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, que ainda está iniciando e tem muito para crescer, mas que chega já com muita força nesta segunda edição. Uma edição, aliás, que é muito especial porque é a primeira que organizamos em colaboração entre as três instituições [UFT, UFNT e IFTO]. É um desafio enorme e também uma grande conquista, porque a gente consegue alcançar mais cidades e mais pessoas que têm o desejo de estudar em nossas universidades ou no Instituto Federal. Nós acreditamos muito nessa proposta para ampliar e aprimorar o acesso ao ensino superior público no Tocantins, e estamos trabalhando muito para isso. Agora, esperamos que os estudantes fiquem atentos às regras do edital e façam as provas com tranquilidade para que possamos encontrá-los em breve nas salas de aula dos nossos cursos de graduação”.
Fonte: Superintendência de Comunicação – UFT