Agrotins 25 anos reforça turismo e sustentabilidade no Estado

Ariana expõe produtos enquanto organiza abertura de fazenda para projeto de turismo rural – Foto: Adiel Ponte/Governo do Tocantins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) celebra 25 anos, consolidando-se como o maior evento do setor na região Norte do Brasil. Com o tema “AgroEvolução”, a edição de 2025, realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, destaca não apenas avanços tecnológicos no agronegócio, mas também o fortalecimento do turismo regional como vetor de desenvolvimento sustentável.

Turismo em destaque

A feira deste ano evidencia a crescente integração entre o agronegócio e o turismo no Tocantins. Empresários locais aproveitam o evento para promover atividades turísticas que valorizam as belezas naturais e a cultura regional.

Hygor transferiu flutuante da Graciosa para o píer da Agrotins

Este é o caso de Hygor Alexandre Mineiro, que atracou flutuante no píer da Agrotins para divulgar passeios pelo Lago de Palmas. “Dos 55 flutuantes que operam no lago, o nosso é o único que oferece alimentação inclusa no passeio. Estamos aqui para atrair novos clientes, fazer networking e oferecer passeios durante o evento”, explica Hygor.

Christian e seu irmão aproveitam a Agrotins para oferecer pesca esportiva

Christian Zueth e seu irmão, Lucas, que trabalham com guiagem de pesca esportiva no lago, nos municípios de Palmas, Porto Nacional e Brejinho de Nazaré, também marcam presença na feira. “Montamos uma barraquinha no estande da pesca, onde apresentamos nossas iscas artesanais”, conta ele, que também está com barco atracado no píer, atraindo o interesse do público. “Já no primeiro dia, meu irmão atendeu um cliente que, à noite, saiu para pescar conosco”, relata Cristian.

Turismo rural e sustentabilidade

A empresária Ariana Silva Braga participa da Agrotins 2025 apresentando os queijos premiados produzidos na Fazenda Buritizal, de sua família. Ela destaca que, em breve, a fazenda abrirá suas portas para o turismo rural. “Nossa intenção é mostrar todo o processo, desde a produção do capim, passando pela ordenha das vacas, até a fabricação do queijo na queijaria. Queremos que as pessoas conheçam e valorizem o trabalho do produtor rural”, afirma Ariana.

“A Agrotins 2025 demonstra que o agronegócio e o turismo podem caminhar juntos, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável do Tocantins”, afirma o secretário de Turismo Hercy Filho, lembrando o investimento da gestão Wanderlei Barbosa no Parque Agrotecnológico, com a construção do píer e da orla, além de calçamento da área de exposição.
Com a expectativa de receber cerca de 200 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 3 bilhões em negócios, a Agrotins segue até sábado, 17 de maio.

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Fotos: Adiel Ponte/Governo do Tocantins

Fonte: Ascom Setur

Adicionar aos favoritos o Link permanente.